Resenha

Hisaishi Joe - Castle in the Sky

24/08/2012 2012-08-24 00:01:00 JaME Autor: Jasy Tradução: neon-naito

Hisaishi Joe - Castle in the Sky

Mexendo com os sentimentos.

Com o lançamento da trilha sonora de Hisaishi Joe para a obra prima O Castelo no Céu de Miyazaki Hayao na Europa, os fãs puderam escolher entre três filmes de Ghibli em novembro de 2011. Como Nausicaä do Vale do Vento e Meu Vizinho Totoro anteriormente, O Castelo no Céu foi lançado em um belo digipack com uma capa de papelão, decorada com inúmeras imagens, e mais uma vez com um bônus especial. Quanto à O Castelo no Céu, outro diário de estúdio em inglês foi escolhido, revelando o que ele escreveu ao longo do seu trabalho para o filme, que foi lançado em 1986.

A sua música para esta excitante animação é muito difícil de ser descrita. Ele joga com sentimentos de alegria, liberdade, surpresa, determinação, medo e dor. Esses são muito frequentemente combinados entre si de uma forma que fará arrepios percorrerem por toda a sua espinha, o seu coração bater mais forte, ou fará você lutar contra as lágrimas. O primeiro contato, com uma mistura de flautas alegres e melancólicos instrumentos de corda, acontece na primeira faixa The Girl Who Fell From the sky. Os instrumentos de corda e de sopro brincam maravilhosamente com o tema de Laputa e os sentimentos do ouvinte. Animada e quase alegre, a canção Morning in the Slag Ravine leva você junto com ela. Em seguida, a simples atmosfera se transforma em algo mágico, evocando imagens de um nascer do sol e do nascimento da natureza. Apenas alguns segundos depois, um único trompete anuncia o iminente nascer do sol – o que pode resumir a segunda faixa. Entretanto, uma mistura de perseguição, inquietação, e leves melodias “para se esconder” determinam a terceira música. Memories of Gondoa começa com encantadores e tranquilos sons que deixam o ouvinte sonhar. Simultaneamente, a canção possui um toque pensativo, nefasto, e um tanto melancólico, ela também expressa uma rápida mudança no tema básico. A próxima faixa também é do tipo triste e acompanha o desanimado Pazu. Especialmente extraordinários nessa faixa são os instrumentos de corda e o piano. Os primeiros arrepios são produzidos pelo ameaçador começo de Robot Soldier~Ressurection-Rescue~. Mas a faixa também oferece um tema de completa lealdade, cheia de ritmo e movimento.

A música tema Carrying you (nome original: Kimi wo nosete) foi ouvida várias vezes até agora, ao longo da trilha sonora, mas essa versão com coral é acompanhada pelo Sunigami Children’s Choir. Devido a essa combinação, essa obra é por um lado melancólica e pelo outro otimista. A solitária melodia de piano Sheeta’s Decision fica em algum lugar entre a luz e uma triste determinação. A subsequente On the Tiger Moth apresenta-se, então, como sendo mais divertida e animada. Essa faixa é muito divertida e brinca com vários temas, como por exemplo, o tema principal e um oriental. An Omen to Ruin, ao contrário, quebra totalmente com o clima de felicidade e provoca arrepios novamente. Escuridão, ameaça, e opressão formam a música de plano de fundo, que dá às boas vindas. Um pouco depois, o ritmo aumenta, criando um clima de perseguição mais uma vez. Limpos, calmos e melancólicos sons tomam forma na seguinte A Sea of Clouds in the Moonlight. Sentimentos de arrependimento são evocados por essa música acompanhada de piano. Em seguida, a hora para a jornada musical através de O Castelo no céu finalmente chega. A música é uma bela obra clássica em progressão, cheia de entusiasmo, liberdade, independência e humildade. A destruição de Laputa na próxima faixa coloca ela mesma em foco, com apenas o sincero coral das crianças, não sendo necessário mais nenhum instrumento. O eficaz encerramento da trilha sonora é mais uma versão de Carrying you.Abrindo com um tema oriental uma última vez (agora combinada com livres instrumentos de corda e um ritmo animado), a verdadeira canção então começa. Hisaishi conseguiu com sucesso a ajuda de Inoue Azumi para o vocal dessa faixa (alguns anos depois os dois trabalharam juntos em Meu vizinho Totoro).

A Europa teve que esperar por essa eterna obra prima em nosso continente por muito tempo. Mas valeu a pena o esforço de esperar pela música. O Castelo no Céu de Hisaishi Joeé divertido e animado, e joga com os nossos sentimentos com facilidade. Além disso, há incluído alguns extras e o belo estilo da capa
ANúNCIO

Lançamentos relacionados

Álbum CD 2011-11-23 2011-11-23
Hisaishi Joe
ANúNCIO