Numa tarde de sábado no Sakura-Con 2012, milhares de participantes se juntaram para o muito esperado desfile de h.NAOTO, o qual foi antes do concerto do Moi dix Mois no mesmo dia. Muitos fãs da marca h.NAOTO e do Moi Dix Mois esperaram pacientemente; enquanto outros se sentaram e ficaram conversando na fila.
O silêncio cobriu a plateia apertada enquanto o logotipo de h.NAOTO brilhou em três telões em frente ao largo auditório. Para ajudar a informar o público, uma breve apresentação de slides foi passada, detalhando toda a vasta coleção de roupas da vida inteira de h.NAOTO através de imagens promocionais e fotos de revistas que tinham apresentado a marca através dos anos. Dois kanjis que podiam ser lidos como “crime e castigo” em estilo art-deco apareceram nos telões assim que a primeira modelo começou a andar pelo palco.
A modelo andou com vivacidade, usando um vestido com capuz cor verde pálido com babado branco e tule também branco em cima sobre uma saia rendada da mesma cor, luvas até os cotovelos rendadas brancas e botas de couro até os joelhos. O elemento mais chamativo desse traje foi uma grande massa de tule branco fixada em sua nuca, destacando seu cabelo castanho.
Com uma música relaxante tocando ao fundo, a segunda modelo timidamente avançou na passarela, vestindo um amplo conjunto cinza e preto: uma blusa com listras acinzentadas dobrada sobre um par de calças de cintura alta combinando com meias brancas opacas e botas pretas de amarrar e uma mini cartola colocada em frente a um chumaço de tule branco em sua testa, similar a primeira modelo – apenas as primeiras tinham esse enfeite para o cabelo. Ela também carregava uma bolsa de mão combinando com o laço negro.
Durante uma estranha escolha de mudança da canção para uma peça clássica, a terceira modelo mostrou o próximo traje, um coordenado em preto e azul. Sua saia de listras verticais azuis e pretas era a peça chave do coordenado, fazendo par com uma blusa preta e um bolero combinando, meia calça com estampa de diamantes negros e plataformas pretas. Seu laço enorme de renda preta parecia se derreter dentro do tule posto no topo de sua cabeça.
A próxima foi uma bela, mas surpreendente mistura de vários estilos em um. A parte de cima do traje apresentava um corpete florido sobre um top de gola larga que tinha mangas bispo1 com uma estampa igualmente floral em um tom mais suave e que ainda era aberta em arco nas costas. Embaixo fluía um muito longo plissado cheio dos lados, que parecia ser desenhado na intenção de ser usado igualmente como uma combinação longa. Ao invés disso, a modelo usava uma minissaia floral. Foi algo muito inesperado a peça ser incluída em um desfile de moda dominado pelo preto e cinza, tanto quanto o traje parecer mais apropriado para um viés levemente dolly, ou melhor, mais inclinado a ser usado por uma garota Mori. N.T.: (1) Mangas Bispo – Estilo de manga comprida, que é presa ao punho, ficando cheia no braço.
Logo depois se seguiu outro traje preto, mas com toques de um furioso vermelho. A modelo vestia uma jaqueta de couro preta sobre um OP preto e vermelho combinando com meia calça com estampa de teia de aranha negra. Suas plataformas com pontas metálicas adicionaram uma agressividade ao conjunto.
A maquiagem dos olhos da modelo era quase o dobro da espessura das anteriores.— a borda da sombra negra dos seus olhos escorria em suas bochechas. Cordões finos das tranças sintéticas cruzavam sua face e se prendiam num gracioso rabo de cavalo atrás, ajudando a criar um look único na passarela. Em sua volta pelo palco, antes de sair, ela tirou a jaqueta de couro para revelar o corpete do traje. Carregando a jaqueta no ombro, a modelo se virou algumas vezes antes de deixar a passarela.
O próximo foi o primeiro modelo masculino da noite que também tinha tranças cruzando o rosto com uma maquiagem mais carregada nos olhos. O seu traje misturava elementos de pirata com de uma estrela do rock, confiando nas cores simples, tingidas no método “amarrar e tingir” e tendo uma jaqueta azul cortada como o ápice do conjunto. De uma certa distância, ele parecia até sério, andando com as mãos nos bolsos e virando algumas vezes para mostrar ao público o traje simples. O ambiente ecoava uma música misteriosa sobre a plateia silenciosa.
Similar ao anterior, seguiu-se uma versão feminina que incluía mais dourado e a volta das botas plataformas. O detalhe de ambos os lados de suas calças pretas – amarradas com laços como as costas de um corpete – era o mais chamativo.
A próxima peça continha elementos semelhantes ao modelo anterior, com tranças cruzando o rosto e pesada maquiagem nos olhos. Muito do traje era composto de preto, embora fossem grossas camadas de diferentes texturas e padrões. A única exceção, óbvio, era uma legging tingida em um “amarrar e tingir” esmaecido nas cores rosa, laranja e verde que se combinavam. Notavelmente, a jaqueta de colarinho largo era parte da coleção h.NAOTO 2012.
Uma modelo loira, com tranças loiras cruzando o rosto, cruzou orgulhosamente a passarela. Ela usava um OP preto, de aparência cintilante com um bolero solto de mangas medievais, meias arrastão e botas de combate. As mangas estilo poeta2 sugeriam uma sensualidade subjetiva, com um vermelho brilhante e embaixo um detalhado laço negro. Na caminhada de retorno, ela retirou o bolero e segurou em frente a ela, virando um pouco e fazendo uma pose. N.T.: (2) Mangas Poeta – Estilo de manga comprida, presa no antebraço, larga e solta no braço.
O ponto de destaque da modelo final foi um enorme cardigan, longo e de mangas abertas, com pontas e listras diagonais com um laço negro e um pregueado, sobre um OP curto e tingido “amarrar e tingir”, meias arrastão e botas pretas. Ela também tirou graciosamente o cardigan e deixou que ele se arrastasse enquanto andava, quase majestosamente.
Tão logo a última modelo deixou o palco, as luzes esmaeceram até o escuro brevemente antes que as luzes da casa se acendessem de novo e todas as modelos fossem recebidas de volta à passarela para um desfile final. O público aplaudiu vigorosamente. O estilista principal da h.NAOTO, Naoto se dirigiu ao palco com um intérprete, que fez a ele algumas perguntas.
Com ajuda do intérprete, que traduziu suas respostas para o inglês, Naoto explicou que a sua marca, h.NAOTO é uma “marca original de punk e gothic Lolita” e mencionou que um monte de estrelas japonesas veste sua grife, incluindo os membros Yoshiki e Sugizo do X JAPAN, Hyde e, sem dúvidas, Gackt— até Steven Tyler do Aerosmith vestiu h.NAOTO enquanto se apresentava no Tokyo Dome. Naoto continuou a convidar a todos para comprar peças exclusivas e dar uma paradinha no estande durante os dias da convenção. Ele então agradeceu a todos e se virou para deixar o palco.
Imediatamente, o público começou a se empurrar em direção à saída e para a parte principal do Centro de Convenções, enquanto outros se apressaram, em êxtase, para a área frontal para aguardar com antecedência o evento seguinte.
Quando Naoto voltou ao Japão, alguns dias depois, gravou esta curta mensagem, agradecendo a todos que foram ao desfile no Sakura-Con 2012.