Cobertura

Moi dix Mois Le dixieme anniversaire no Shinjuku BLAZE

17/05/2013 2013-05-17 00:01:00 JaME Autor: polina Tradução: sakurazuka, Shin

Moi dix Mois Le dixieme anniversaire no Shinjuku BLAZE

Moi dix Mois, o projeto do lendário guitarrista Mana, celebrou seu décimo aniversário com um show espetacular em 20 de março.


© Moi dix Mois
O Moi dix Mois começou suas atividades há uma década como projeto do lendário guitarrista Mana, reivindicando uma forte presença no cenário visual kei japonês desde então. Em 20 de março de 2013, fãs encheram o grande Shinjuku BLAZE em sua capacidade máxima para celebrar o décimo aniversário da banda.

À medida que as cortinas revelavam o palco mal-iluminado decorado com candelabros, a solitária figura de Mana era vista em um traje branco, segurando um buquê de rosas vermelhas. Abrindo o show, ele jogou as rosas ao público animado ao som da melodia da atmosférica SE En Lumière. Quando os membros apareceram no palco, o repertório começou poderosamente com a dramática Je l’aime, os fãs esticando os braços enquanto os dois guitarristas juntaram seus sons em uma impecável passagem neoclássica de guitarras gêmeas. Metaphysical alternou entre pesado e sombrio com episódios leves e melódicos, movendo o público com seus ritmos rápidos. “Bem-vindos à final! Vamos enlouquecer!”, Seth motivava os fãs entusiasmados para a inflexível Witchcraft. Assim como muitas das músicas da banda, sons de cravo e corais trouxeram um sentimento barroco à performance.

Falando ao microfone com uma voz distorcida, K anunciou o começo da cerimônia da banda, para a qual os fãs foram encorajados a repetir os movimentos de mão junto com a banda: primeiro colocando uma mão em sua testa com se mostrando a letra “D”, em seguida, a outra mão para cima como se mostrando um “I”, então cruzando ambas as mãos em um “X” acima de suas cabeças, e finalmente baixando os braços cruzados em frente a si mesmos. Junto com Seth, os fãs repetiram os movimentos ao longo dos sons sombrios de igreja de Sanctum Regnum. Guitarras ferozes e bateria poderosa aqueceram o público ainda mais em The SECT.

No intervalo entre as músicas, os fãs cantaram junto “Feliz Aniversário” entusiasticamente, celebrando o aniversário do líder Mana, que foi um dia antes. O guitarrista estava ausente, mas Seth disse aos fãs para chamá-lo. Eles mantiveram as mãos em frente a si mesmos, como se em prece, chamando “Mana-sama” em suas vozes mais doces. Após o terceiro chamado, ele apareceu, jogando doces para o público de dentro de uma bolsa de urso-de-pelúcia. Tocando um feliz aniversário em ritmo de rock, a banda trouxe um bolo, as velas nas quais Mana soprou para apagar ao som do rufar de tambores. Seth observou que a razão pela qual o bolo de aniversário deste ano era menor que o do ano passado foi porque o próprio vocalista o assou.

O show continuou com a dramática Lamentful Miss, seguida por Pendulum, onde os vocais fortes e emocionais de Seth e o instrumental sensual hipnotizaram o público. As proeminentes linhas de baixo de Sugiya e as fortes batidas eletrônicas estabeleceram uma base para a poderosa Immortal Madness, durante a qual os vocais de Seth apresentaram seu lado mais áspero. Então, a escuridão envolveu a casa de shows inteiramente na gótica The Seventh Veil. Depois, uma bela introdução de ópera com vocais femininos levou a Divine Place, uma música encantadora com sua beleza triste. Concluindo o repertório com melodias rápidas e bateria insana foi Ange~Holy Wings~, e um movimento dinâmico foi visto tanto no palco quanto na pista, quando os quatro membros da frente vieram para o centro juntos, visivelmente apreciando a paisagem.

Assim que as cortinas se fecharam, os fãs anteciparam a aparição dos convidados anunciados, os membros da primeira formação do Moi dix Mois. Quando a SE Dix Infernal começou, os gritos excitados estavam extremamente altos, recebendo calorosamente o baterista Tohru, o baixista Kazuno e o vocalista Juka, todos vestidos em trajes pretos. Dialogue Symphonie aqueceu a atmosfera com instrumentais distorcidos e vocais operísticos comoventes, e o âmbito da guitarra de Mana foi totalmente explorado em seu papel de guitarrista solo. “Que som nostálgico. Dêem mais de suas vozes!”, Juka motivou os fãs. Violinos anunciaram Vestige, com um som romântico lírico. Os membros originais apresentaram um gosto diferente do Moi dix Mois com melodias um pouco mais leves reminiscentes do visual kei dos anos 90. Concluindo o repertório foi a antiga versão de Ange, e havia gritos e movimento no público enquanto os membros exploraram a capacidade do palco amplo para interagir com os fãs e uns com os outros--os três membros reunidos na frente, sorrindo e com seus braços em volta uns dos outros.

Quando os membros deixaram o palco, os fãs gritaram por um encore. Seth entrou no palco e anunciou as últimas palavras da noite para Mana, que agradeceu todos os membros e fãs que apoiaram seu projeto ao longo dos anos até seu décimo aniversário. Para concluir a noite, Seth chamou os membros originais da banda ao palco, e passou-lhes a palavra. Sentado atrás da bateria, o energético Tohru levantou uma foto de si mesmo de sua época na banda, e brincou sobre seu atual cabelo curto, que fez com que ele não se parecesse em nada com um membro de uma banda de visual kei. “E para vocês que disseram que eu pareço legal até mesmo careca, eu vou abraçá-los”, ele concluiu aos risos e aplausos da plateia. Kazuno observou alegremente que ele tinha que evitar falar demais, então ele iria se manter no assunto - parabenizando a banda com este memorável aniversário, ele disse que estava muito feliz de poder participar deste show memorável. Finalmente, Juka disse que havia diferentes opiniões entre os membros, o que resultou em sua partida da banda, mas isso foi apenas porque cada um deles era sério a respeito da banda, e que nunca houve qualquer sentimento de amargura entre eles. Ele sabia o quão difícil era o caminho para continuar bandas de visual kei hoje em dia, e disse que ele respeitava o Moi dix Mois por sua habilidade de manter suas atividades por dez anos. Embora ele tenha se distanciado da música, virando uma “pessoa normal”, ele tem apoiado a banda até mesmo agora, já que não há outra banda como eles e disse que esperava estar lá em seu vigésimo aniversário também. Os membros atuais da banda, então, saíram, e Hayato afirmou que ele estava se divertindo e pediu ao público para aproveitar o show até o final. Sugiya disse que ele estava muito feliz por estar lá naquela noite e por ter conhecido Kazuno, e ele também pediu aos fãs para se divertirem. O energético K agradeceu ao público por ter vindo ao show e disse que, já que ele normalmente não podia dizer isso, que ele usaria esta oportunidade para dizer a Mana, que provavelmente estava escutando nos bastidores - “Chefe, eu te amo! Eu sempre vou seguir você!”, aos aplausos do público. Seth concluiu que ele estava muito feliz por cantar em um dia tão especial e que ele queria continuar se divertindo com todo mundo, pedindo aos fãs para continuar a apoiá-los. Os fãs então chamaram “o mestre do Moi dix Mois” ao palco, e Mana saiu jogando mais rosas no público.

Para a música final, que foi apresentada ao público por dois vocalistas, K, Kazuno, Mana e Tohru, os fãs acenderam seus bastões luminosos e, ao som das melodias mais brilhantes de Pageant, a casa de shows mergulhou em um movimento de luzes azuis. À medida que as vozes de Seth e Juka se entrelaçavam, indo de um lado para o outro, os antigos e os atuais membros da banda puseram seus braços em volta uns dos outros, sorrindo em uma cena final comovente. “Vamos nos encontrar de novo!”, gritou Seth e, um por um, os membros deixaram o palco, deixando Mana sozinho, curvando-se para os fãs satisfeitos e comovidos.


Set list


Opening SE En Lumière (Long ver.)
01 Je l'aime

02 Metaphysical
03 Witchcraft
04 Sanctum Regnum
05 The SECT
Mana sama birthday time show
06 Lamentful Miss
07 Pendulum
08 Immortal Madness
09 Dead Scape

SE in paradisum (live ver.)
10 The Seventh Veil
11 Divine Place

12 Ange ~D side Holy wings~
Ending SE En Lumière

First generation Moi dix Mois
Opening SE Dix infernal
1 Dialogue Symphonie
2 Vestige
3 Ange (old ver.)

Moi dix Mois ALL STARS
4 Pageant
ANúNCIO

Galeria

Artistas relacionados

ANúNCIO