Com um som único que já foi descrito como tudo do blues ao jazz-ácido, do ska ao punk rock, e tudo entre eles, MERRY é uma banda difícil de definir, mas certamente não é difícil de apreciar.
Originalmente a criação do vocalista Gara e do guitarrista Yuu, Merry foi formado no final de 2001. Consistindo de 5 músicos experientes, Merry tenta criar algo não só visualmente diferente no mar de bandas visual kei estranhas, mas, mais importante, algo diferente e único musicalmente.
Após a entrada do amigo guitarrista kenichi, do baixista Tetsu e do baterista Nero, a banda estava pronta para trabalhar. Eles fizeram seu primeiro show no Meguro Rock May Kan e começaram a distribuir mini CDs contendo duas músicas, Rojiura Elegy e Binibon Ni-choume Yachiyokan. Estranhamente, todos os shows da banda nessa época eram “secretos”; eles já estavam se estabelecendo como um grupo que não tem medo de fazer as coisas de modo diferente. Em 28 de janeiro do ano seguinte, eles realizaram seu primeiro show ao vivo “real” não-secreto. Em março eles fizeram seu primeiro show solo no Meguro Kan May Kan, local onde começaram, show esse que foi esgotado.
Merry lançou seu primeiro álbum, Gendai Stoic, no ano seguinte e o álbum foi tão ansiosamente antecipado que ficou esgotado no período de pré-venda, levando a uma segunda leva de discos saindo no mês seguinte. Não sendo uma banda que diminui o ritmo, Merry fez shows como um louco para promover o álbum e lotou casa de show após casa de show, incluindo o Shibuya Kokaido (agora conhecido como C.C. Lemon Hall) e seus dois mil lugares. Perto do fim do ano eles participaram do evento Beauti-Fool’s Fest 03 ao lado de artistas como MUCC e MIYAVI. Isso aumentou ainda mais a reputação do Merry como uma banda que deve ser vista ao vivo para ser apreciada por completo. Com a energia dos guitarristas, o vocalista que canta, mas não fala, e a poderosa seção rítmica, muitos na plateia foram pegos de surpresa por esse grupo. Foi mais ou menos nessa época que a banda abriu seu fã clube oficial, “CORE”.
Em 2004 o politicamente carregado Modern Garde foi lançado e o grupo indie rapidamente chamou a atenção da Victor Entertainment Japan, que ofereceu a eles um contrato. Após a muito bem sucedida turnê LAST INDIES, o Merry assinou contrato com a Victor e lançou seu primeiro álbum major, nu Chemical Rhetoric, para delírio da crítica em 2005. A banda então fez um show esgotado no Hibiya Yagai Ongakudo, um famoso local a céu aberto em Tóquio onde eles tem, desde então, feito um show por ano.
Abrindo para a banda norte-americana de horror punk Wednesday 13 em setembro, Merry fechou 2005 com uma agenda cheia de turnês e eventos ao lado do lançamento de um DVD com o show feito no Hibiya Yagai Ongakudo. O ano de 2006 trouxe o primeiro single major da banda, Sayonara Ame, que foi seguido dois meses depois pelo álbum PEEP SHOW e por uma turnê que parecia não ter fim, incluindo a primeira aparição deles no exterior, na Alemanha e na França, no fim do ano. Eles terminaram 2006 com dois shows consecutivos incríveis no C. C. Lemon Hall celebrando não só o começo de 2007, mas também seus 5 anos juntos.
O ano de 2007 trouxe novidades de duas turnês com a famosa banda punk japonesa BALZAC, um novo single usado como tema de encerramento do anime Over Drive e a primeira viagem do Merry através do Oceano Pacífico para tocar para seus fãs norte-americanos como parte do evento “JRock Revolution” em maio.
A estrela do Merry continuou em ascensão nos anos seguintes. Em 2008, eles lançaram três novos singles assim como uma versão remasterizada de seu primeiro álbum, Gendai Stoic. O ano seguinte proporcionou ainda mais entusiasmo com o lançamento dos álbuns under-world e M.E.R.R.Y. na Europa graças à Gan-shin Records. O Merry então iniciou então um serie de aparições em álbuns de tributo, contribuindo com faixas em reconhecimento à THE BLUE HEARTS, Endo Michirou, BUCK-TICK e os artistas visual kei mais populares da década de 90. Em 2010, o nome da banda sofreu uma leve mudança saindo de Merry para MERRY, com todas as letras em maiúsculo. O ano seguinte viu o lançamento de mais um álbum, Beautiful Freaks.
Embora só um single, Gunjou, tenha sido lançado em 2012, a banda tocou extensivamente durante o ano. Muitas dessas performances foram com outros artistas, incluindo colaborações com Angelo, lynch., Sadie e BUCK-TICK. Próximo ao fim do ano, MERRY lançou o álbum best-of intitulado MERRY VERY BEST – Shiroi Hitsuji/Kuroi Hitsuji -.
Em janeiro de 2013, MERRY anunciou um hiatus após terem descoberto que Gara precisava de uma cirurgia para corrigir uma hérnia de disco. Apesar da pausa, a banda voltou a fazer turnês no fim do ano, conseguindo terminar o ano com 2 singles e um DVD lançados.
Como uma banda famosa por suas apresentações ao vivo, MERRY está quase sempre no palco. O ano de 2014 promete mais, com muitos shows já feitos e uma nova turnê, THE ZOMBIE ~Jigoku ni Ochita Yaroudomo~. Apesar das lesões, hiatus e da incrível energia dos seus shows, MERRY é uma banda que não pode ser parada. No ritmo em que eles estão seguindo, é provável que não planejem isso tão cedo, o que significa que seu singularmente nostálgico estilo “retrock” aparecerá muito no futuro.