Biografia

Otsuka Ai

10/11/2013 2013-11-10 20:37:50 JaME Autor: Cage (2008-06-14) Tradução: LauTakashi, Shin

Otsuka Ai

Otsuka Ai


© Avex Entertainment Inc.
Otsuka Ai nasceu em Osaka em 9 de setembro de 1982 e como muitas crianças no Japão, foi incentivada a aprender um instrumento quando era bem nova. Consequentemente, Otsuka começou a aprender a tocar piano com quatro anos de idade, dominando o instrumento em sua adolescência.

Em 1997, Otsuka fundou o grupo feminino Himawari com sua amiga Nishida Mayumi. Esse foi o começo de sua dedicação à música, com Otsuka começando a compor seu próprio material e letras na tentativa de ganhar algum reconhecimento na indústria da música.

Apesar de esse grupo durar muitos anos, em 2001 Nishida optou por deixá-lo. Esse pequeno contratempo não conseguiu atrapalhar Otsuka Ai, já que ela enviou muitas fitas demo para várias gravadoras na tentativa de conseguir um contrato em 2003. Felizmente para ela, a proeminente avex network notou o talento de Otsuka e decidiu oferecer-lhe um contrato.

Otsuka Ai lançou seu primeiro single Momo hanabira em setembro daquele mesmo ano. Apesar de só atingir a posição 24 na Oricon, o single permaneceu na parada por 21 semanas, o que é uma façanha notável visto que culminou em uma posição baixa, mas razoável.

Seu single seguinte, o famoso Sakuranbo, foi lançado em dezembro de 2003. O lançamento foi considerado por todos como o avanço de Otsuka na indústria pop, já que eventualmente chegou à quinta posição da Oricon. Tornando-se o décimo segundo single mais vendido de 2004, Sakuranbo permaneceu no Top 200 durante 101 semanas e em quarto na encore press de 2005.

Seu próximo single, Amaenbo também alcançou um recorde pessoal. Apesar de ter chegado à sexta posição, o single permaneceu por um mero ponto atrás de Sakuranbo, fazendo Otsuka a primeira artista feminina solo a ter dois singles no Top 10 durante a mesma semana. Otsuka manteve este recorde até 2005 quando Koda Kumi quebrou sua conquista colocando 3 singles no Top 10 na mesma semana.

Otsuka Ai lançou seu álbum de estreia, LOVE PUNCH, no final de março e atingiu o terceiro lugar no ranking. Permanecendo por 98 semanas na parada e vendendo 519.300 copias em 2004, esse se tornou o vigésimo álbum mais vendido daquele ano. No entanto, devido à venda de 159.025 cópias em 2005, o álbum também foi incluído na lista de álbuns mais vendidos daquele ano.

Seu single seguinte, Happy Days, exibia a diversidade musical pela qual Otsuka ficou conhecida. Com a faixa-título usando o gênero pop/rock e mostrando um maior espectro, enquanto a B-side, Hoshikuzu, claramente exibia suas habilidades no piano em uma balada emocionante.

Após o lançamento de mais dois singles, Otsuka lançou seu segundo álbum de estúdio, LOVE JAM. Apesar de alcançar vendas menores do que qualquer um de seus álbuns subsequentes, o lançamento chegou à primeira posição do Oricon. Vendendo cerca de 414.513 cópias, o álbum se tornou o 30° álbum mais vendidos de 2005.

Após o lançamento do álbum, um single com nova roupagem foi feito a partir de LOVE JAM. Enquanto o álbum contava com a música Kuroge wagyu joshio tan yaki 735yen, o single foi intitulado Kuroge wagyu joshio tan yaki 680yen e diferia em termos vocais e de arranjo musical. Mesmo que as músicas compartilhem algumas semelhanças, é amplamente aceito que a versão do álbum adota um jeito mais “tenro”, se comparada a do single que é considerada “agressiva”.

O primeiro single original de Otsuka depois de LOVE JAM foi o primeiro a ocupar uma posição de destaque na Oricon após uma semana de vendas. SMILY/Biidama provou ser um dos singles mais populares, vendendo 308.338 copias e tornando-se o 26° single mais vendido de 2005. As vendas posteriores fizeram com que esse single fosse o terceiro maior single da carreira de Otsuka, atrás apenas de Sakuranbo e Planetarium.

Em junho de 2005, Otsuka Ai fez sua estreia como atriz de drama na TBS em Tokyo Friends. Ao contrário de outros dramas, Tokyo Friends nunca foi exibido na televisão, mas foi lançado em um conjunto com 3 DVDs. Apesar de ser um drama japonês estereotipado e nunca ter passado na televisão, o lançamento do DVD foi surpreendentemente bem, provavelmente graças a estreia como atriz de Otsuka.

Seu single seguinte, Neko ni Fuusen, mostrou ser o single com menos venda, com meras 111.324 cópias, tornando-se assim o 92° single mais vendido de 2005. As baixas vendas desse lançamento fizeram com que esse fosse o terceiro single menos vendido de Otsuka desde sua estreia.

Seu último single de 2005, Planetarium, provou ser um sucesso muito maior que seu antecessor. Usada como uma das canções do drama Hana yori dango, o single chegou a ser o número 1 na Oricon. Vendendo 215.114 cópias em 2005, o que garantiu que o single se tornasse o 41° single em vendas do ano. A música disponível na iTunes do Japão foi a 12ª música mais baixada de 2006.

Otsuka encerrou o ano com seu terceiro álbum de estúdio, LOVE COOK. Sendo seu álbum mais vendido até hoje, com mais de 800 mil cópias vendidas, em 9 de março de 2006, o álbum recebeu um prêmio no Japan Gold Disc Awards, por ser um dos melhores álbuns de 2005.

O ano seguinte começou de forma positiva para Otsuka. Seu primeiro single do ano, Frienger, foi lançado em abril. O título do single é a junção das palavras “friend” e “ranger” e estreou em segundo na Oricon.

Pouco depois do lançamento de Frienger, Otsuka retornou a seu papel de Iwatasuki Rei na adaptação para o cinema de Tokyo Friends. Estreando nos cinemas japoneses em 12 de agosto de 2006, a história continuou de onde a série acabou. Seu single seguinte, Yumekui foi usado como abertura e a B-side, tears, também foi usada como trilha do filme.

Seu single seguinte Renai shashin foi usado como música tema do filme “Tada, Kimi wo aishiteru”. Embora o filme tenha sido originalmente intitulado “Heavenly Forest”, o diretor do filme, Shinjo takehiko, decidiu mudar o título depois de ouvir a música para uma das frases da letra. Sendo uma das baladas mais emocionalmente poderosas de Otsuka, essa canção atingiu a segunda colocação na Oricon.

Em 2007, Otsuka lançou o single com um título bastante incomum: Chu-Lip, que brinca com a pronuncia de tulipa (tulip). Com “chu” significando “beijo” em japonês, a capa do single revela claramente a brincadeira do nome. Conhecido como um dos singles mais “incomuns” de Ai, graças ao seu PV, a música foi usada como tema do drama da TBS “Kirakira kenshuii”, estrelado por Konishi Manami e Wentz Eiji do WaT.

Seguindo a tendência de vários artistas da avex company, Otskuka lançou seu álbum de compilação em 28 de março. Ai am Best chegou a vender 64.396 cópias no primeiro dia. Otsuka, então, iniciou sua turnê a qual executou as faixas desse álbum além de outras de sua carreira.

Em 11 de abril, Otsuka lançou Love Theme sob o pseudônimo de Love-chan. Retratado como um desenho de um coelho branco feito por Otsuka, o single foi originalmente intitulado I canChu, antes de ser alterado para seu título atual. O single também contou com uma prévia exclusiva de seu próximo single sob pseudônimo de Love, White Choco.

No dia 7 de julho, Otsuka participou de um show, Live Earth, no Makuhari Messe, em Tóquio. Tocando ao lado de artistas japoneses conhecidos como Genki Rockets, RIZE, ayaka, abingdon boys school, Cocco e Koda Kumi; o evento foi transmitido para fora do Japão via MSN web stream.

O single PEACH/HEART foi lançado no final do mês após a conclusão da turnê do Ai AM Best. PEACH foi usada como tema do drama da Fuji Television “Hanazakari no kimitachi e” com Horikita Maki e Oguri Shun. O single ficou em primeiro na Oricon e se tornou aquele com maior número de canções famosas de Otsuka.

Em setembro, Otsuka lançou seu quarto álbum de estúdio. LOVE PIECE chegou a ser o número 1 da Oricon e conseguiu o sétimo lugar no United World Chart. Indiscutivelmente, no álbum foi possível ver Otsuka se afastando de seu estilo habitual para algo mais experimental.

O início de novembro marcou o lançamento do último single de Otsuka em 2007, Pocket. Apesar de atingir a quarta posição na Oricon, foi seu primeiro single a não vender mais de 100.000 cópias e o que obteve menor venda desde sua estreia em 2003. Seu segundo single com o pseudônimo de Love foi lançado duas semanas depois. White Choco era uma canção inédita tirada de seu disco promocional Momo no hanabira, que foi previamente intitulado White Choco.

Em 2008, Otsuka lançou Rocket Sneaker/OnexTime em 21 de maio, que atingiu a quarta posição na Oricon.

Abençoada com uma energia inesgotável, carisma e charme, podemos ficar certos de que Otsuka Ai vai permanecer na vanguarda da indústria pop japonesa durante vários anos.
ANúNCIO

Artistas relacionados

ANúNCIO