Biografia

Koda Kumi

05/12/2014 2014-12-05 00:01:00 JaME Autor: aya E Jasy Tradução: Kirarah, Shin

Koda Kumi

Ela começou entendendo a importância de ouvir os comentários de seus fãs, descobrindo que muitos deles não se importavam se as canções tinham significados importantes ou complicados.


© Avex Entertainment Inc. All Rights Reserved
Koda Kumi foi inspirada primeiramente por sua mãe, que trabalhava como cantora em reuniões sociais e tocava koto – uma citara tradicional japonesa, tipicamente tocada por jovens bem educadas. Desde muito jovem, Koda Kumi quis seguir o exemplo de sua mãe se tornando cantora e participando de sua primeira audição aos sete anos.

Kumi não foi a única herdeira dos talentos musicais de sua mãe. Sua irmã misono, dois anos mais nova, também é cantora. Inicialmente a vocalista da banda produzida pela Avex day after tomorrow, misono desde então tem seguido carreira a solo.

Embora ainda no secundário, Koda participou de uma audição juntamente com Maki Goto para a terceira geração do grupo idol Morning Musume, mas ela não foi selecionada. Mais tarde, ela participou na audição Avex Dream 2000 realizada pela Avex Trax, ficando em segundo lugar entre 120,000 participantes. Ela assinou pela sub-selo da Avex, Rhythm Zone, e começou trabalhando em seu lançamento de estreia, embora sem uma data definitiva.

Em 6 de dezembro de 2000, a jovem Koda Kumi finalmente tomou seus primeiros passos no mundo da música com a estreia de seu single TAKE BACK. Infelizmente, o single vendeu muito pouco e não conseguiu lugar no ranking japonês, mas alcançou a 18ª posição no ranking musical americano Billboard na seção Hot Dance Maxi-Singles. Apesar desse sucesso no exterior, Koda ficou deprimida por não conseguir alcançar os rankings locais. Da mesma forma, seu segundo single Trust your love alcançou a 39ª posição na Hot 100 Singles da Billboard e até chegou à posição máxima na seção Hot Dance Maxi-Singles Music Charts, mas mais uma vez, a cantora ficou desapontada principalmente por sua falta de sucesso nacional. Mais dois singles se seguiram, mas esses dois falharam em impactar comercialmente até mesmo nos EUA. Koda Kumi ficou devastada.

Em uma discussão sobre essa fase de sua carreira, ela tinha dito a um repórter da Avex que não queria saber que tipo de canções ela cantava. Em vez disso, ela focou inteiramente em cantar e não se importou com as diferentes maneiras de expressar seus sentimentos ou experiências. Ela sentiu que seu quinto single, love across the ocean, era uma obra-prima. Embora tenha conseguido bater o 19º lugar no ranking da Oricon, o fardo de seus vários fracassos pesava bastante em seus ombros.

Uma pausa que salvou sua carreira veio no início de 2003 quando Koda foi abordada para cantar real Emotion e 1000 no kotoba, temas usados no famoso jogo da Square Enix, "Final Fantasy X-2". Koda também fez os movimentos da coreografia para o jogo e foi a voz japonesa da personagem Lenne. O single resultante real Emotion / 1000 no kotoba atingiu o 3º lugar na seção de singles da Oricon. Ela afirmou que esse lançamento mudou sua vida porque ela observou como as pessoas a sua volta mudavam por causa dos sentimentos expressos nas canções. Ela começou a mudar sua atitude em relação à sua música e a reavaliar sua imagem. Kumi começou discutindo que música queria fazer com os produtores e arranjadores, e ouviu uma grande variedade de músicas, decidindo que ela queria tentar incorporar elementos de R&B e hip-hop em seus lançamentos futuros. Embora trabalhando em seu álbum feel my mind, Koda foi convidada para cantar o tema musical para um remake do clássico anime "Cutey Honey".

Ela atingiu o sucesso que procurava com seu 13º single, kiseki, o qual alcançou o 7º lugar no Japão. Koda começou a entender a importância de ouvir os comentários dos fãs, descobrindo que muitos deles não estavam se importavam se as canções tinham significados importantes ou complicados. Mais do que isso. os comentários de muitos dos fãs para ela eram para que continuasse simples e direta. Seu quarto álbum, secret, foi lançado em fevereiro de 2005 e pegou a 3ª posição no Oricon semanal.

Sua carreira começou a arrancar com o lançamento do BEST ~first things~ em setembro de 2005. Sua primeira compilação de singles provou ser o progresso de Kumi, vendendo perto de 2 milhões de cópias e alcançando a 1ª posição na seção de álbuns da Oricon. Foi finalmente o álbum mais vendido por uma artista feminina solo em 2005 e o 17º álbum mais vendido de 2006.

Cherry Girl / Unmei e o quinto álbum de estúdio de Kumi, Black Cherry, foram ambos lançados em dezembro de 2006 e venderam muito bem. A Oricon relata que Black Cherry foi o primeiro álbum de estúdio feito por uma artista feminina em quatro anos a segurar a 1 posição por quatro semanas, com 802.000 cópias vendidas. O último álbum a atingir esse feito foi o de Hamasaki Ayumi no ano 2000, Duty.

Ela lançou seu terceiro álbum de compilação, BEST ~BOUNCE & LOVERS~, em 14 de março de 2007, alcançando a 2ª posição no Oricon diário e semanal com a venda de 161,458 cópias na primeira semana. Isso foi um declínio significante em comparação às duas compilações anteriores de Koda Kumi: BEST ~first things~ e BEST ~second session~, que atingiram aproximadamente 558.916 e 983.359 cópias, respectivamente, na primeira semana de suas vendas.

Em 7 de julho de 2007, Koda participou do evento mundial Live Earth, se apresentando no Makuhari Messe em Tóquio, onde ela dividiu o palco com Rihanna, Linkin Park, Otsuka Ai e abington boys school. O final de 2007 também viu o lançamento de mais dois singles: Ai no uta em setembro e LAST ANGEL em novembro; este último com a banda coreana Tohoshinki.

Em 2008, Koda não abrandou passo, lançando quatro novos singles, o sexto álbum de estúdio KINGDOM e um punhado de novos DVDs ao vivo. Ela também fez uma turnê extensiva por todo o Japão, tanto solo como ao lado de outros artistas.

Ela se lançou de cabeça em 2009 com o lançamento de TRICK em 28 de janeiro. O álbum chegou ao 1º lugar e foi seguido por dois álbuns de compilação em março, Out Works & Collaboration Best e Koda Kumi Driving Hit’s, mais o single It's all Love! . Koda fez um dueto com sua irmã mais nova, misono, na faixa título It's all Love!. No verão, mais dois singles saíram, seguidos pelo DVD Live Tour 2009: TRICK no outono. Ela também manteve uma agenda ocupada de turnês.

O mesmo pode ser dito de 2010, com Koda mantendo uma frequência constante de novos lançamentos, incluindo o álbum híbrido de compilação-estúdio BEST~third universe~ & 8th AL "UNIVERSE". Em julho, ela se apresentou por dois dias no evento Dream music park no Estádio Yokohama e participou da turnê da Avex Group em agosto. Koda finalizou o ano com o single ki de, Suki de, Suki de. / Anata dake ga em setembro e o DVD LIVE TOUR 2010 ~UNIVERSE~ em outubro.

Os primeiros três meses de 2011 viram os lançamentos do single POP DIVA e o nono álbum de estúdio Dejavu. Para promover o álbum, ela embarcou em uma turnê nacional de lotação esgotada Koda Kumi Live Tour 2011 ~Dejavu~. Em novembro, ela lançou o single Love Me Back e em dezembro orgulhosamente anunciou seu noivado com KENJI03, vocalista do BACK-ON. O casal casou pouco depois nesse mesmo mês. Também em dezembro, Koda se apresentou no festival anual LAWSON presents MUSIC FOR ALL, ALL FOR ONE.

Seu 2012 começou com o lançamento do décimo álbum de estúdio JAPONESQUE, em 25 de janeiro, o qual estreou na 1ª posição do Oricon semanal. O DVD LIVE TOUR 2011 ~Dejavu~ seguiu-se duas semanas mais tarde, chegando ao topo da Oricon DVD com vendas globais de mais de 35.600 cópias. Em março, o álbum remix Koda Kumi Driving Hit’s 4 foi lançado. Em julho, Koda teve um filho. Agosto trouxe outro álbum remix, Beach Mix e em outubro, seu 53º single com o título apropriado Go the the top, se tornando seu novo single a ser primeiro lugar no Oricon. Ela acabou o ano viajando por todo o Japão na turnê KODA KUMI Premium Night~Love & Songs~ e despediu-se de 2012 com seu 54º single, Koishikute.

Em 27 de fevereiro de 2013, seu segundo álbum de covers, Color the Cover, foi lançado e alcançou a 3ª posição no Oricon semanal. Prolífico como sempre, mais dois lançamentos se seguiram em março: o álbum remix Koda Kumi Driving Hit's 5 e o DVD ao vivo KODA KUMI Premium Night ~Love & Songs~. Na mesma época, ela partiu em turnê por todo o país. O verão não as atividades diminuírem, com o 31 de julho trazendo o single Summer Trip seguido de uma apresentação em 3 de agosto no evento a-nation island Departure. Com o lançamento do Dreaming Now! em 13 de novembro, Koda celebrou seu 31º aniversário, mas não fez uma pausa. Pelo contrário, o início de dezembro viu o começo tardio da turnê promocional de JAPONESQUE, que visitou locais por todo o Japão.

Em 26 de fevereiro de 2014, Koda Kumi lançou seu décimo primeiro álbum de estúdio, Bon Voyage. O lançamento foi acompanhado pela turnê nacional, que consistiu de 44 shows em 25 cidades. No meio de março, seu oitavo álbum remix Driving Hit's 6, foi lançado. Fora da música, Koda Kumi serviu de modelo para uma marca de moda, Christian Dior, no Japão.

Estamos curiosos para ver que forma seus projetos futuros terão, e se ela poderá algum dia se apresentar fora do Japão.
ANúNCIO

Artistas relacionados

ANúNCIO