Biografia

Utada Hikaru

26/09/2008 2008-09-26 12:00:00 JaME Autor: Niji Tradução: Hikari

Utada Hikaru

Utada Hikaru


© EMI Music UK
Nascida em Nova York no dia 19 de janeiro de 1983, Utada Hikaru começou sua vida em uma família musical. Sua mãe, Utada Junko, era uma famosa cantora de enka que usava o nome Fuji Keiko. Apesar de inicialmente não ter se sentido atraída pela carreira musical por causa do estresse e da pressão que envolvem a carreira, Utada acabou se encantando com a idéia de compor músicas quando tinha onze anos.

Ainda no início do Ensino Médio, Utada lançou seu primeiro álbum, Precious, nos Estados Unidos, usando o nome Cubic U. Infelizmente o álbum foi lançado prematuramente, quando vocais pop femininos ainda não tinham se popularizado na cena musical americana. Precious alcançou pouco sucesso. Porém, o álbum chamou a atenção dos empresários da gravadora Toshiba/EMI no Japão. Fluente nas línguas inglesa e japonesa, Utada pôde mudar de país facilmente.

Enquanto estudava em uma famosa escola americana no Japão, Utada lançou seu primeiro single de sucesso, Automatic, no dia 9 de dezembro de 1998. Logo depois, First Love, seu primeiro álbum, foi lançado em março de 1999 e vendeu dez milhões de cópias ao redor do mundo.

O novo milênio trouxe vários hits com Distance e Deep River. Ambos tiveram muito sucesso nos rankings, estabelecendo firmemente o sucesso de Utada no Japão. Apesar de ter voltado para Nova York por um breve período para estudar na Universidade de Columbia em 2000, ela não mostrou sinais de que diminuiria o ritmo. Aos dezenove anos, Utada se casou com Kiriya Kazuaki, que dirigiu vários de seus PVs.

Utada ganhou mais exposição nos Estados Unidos ao trabalhar com Foxy Brown na música Blow My Whistle, para a trilha sonora do filme "Hora do Rush 2". Utada seguiu com o single Hikari, lançado em março de 2002 e intitulado Simple and Clean na versão em inglês. A música foi usada como tema do popular jogo para o PlayStation 2 "Kingdom Hearts".

Sua principal tentativa de alcançar o sucesso nos Estados Unidos veio em 2004 com o álbum EXODUS, lançado pela gravadora Island Def Jam Music Group. O próprio nome do álbum sugere uma separação de suas raízes na música popular japonesa. Gravado inteiramente em inglês, o álbum foi seu primeiro lançamento americano desde Precious. Porém, como seu predecessor, EXODUS não fez tanto sucesso. O público japonês, no entanto, gostou muito do lançamento, e Utada ganhou mais um hit.

Mesmo que seus lançamentos nos Estados Unidos não tenham alcançado muito sucesso, outra oportunidade se apresentou com singles como Devil Inside, tirado de EXODUS, apareceram no ranking U.S. Billboard Hot Dance/Club Airplay Chart.

Pouco tempo depois do lançamento do single Flavor of Life, Utada anunciou, em março de 2007, que se divorciaria de seu marido. A separação foi amigável e não abalou a cantora, que lançou mais um single, Beautiful World / Kiss & Cry, no dia 29 de agosto. 2007 acabou com Flavor of Life se tornando o single mais vendido do ano no Japão. O quinto álbum de estúdio de Utada, Heart Station, foi lançado no dia 18 de março de 2008.

Os álbuns de Utada não apenas a levaram ao estrelato, como também provaram que o R&G japonês tem potencial para se tornar um gênero líder de vendas. Enquanto os anos 1990 foram cheios de cantoras pop com voz nasal, Utada foi a exceção. Sua voz rica e seu senso de ritmo construíram o caminho de várias vocais femininas que não se encaixavam no estereótipo japonês. Sem dúvidas, Utada deixou, e ainda deixa, uma grande impressão na cena musical, mostrando seu potencial de manter o R&B forte no Japão.
ANúNCIO

Artistas relacionados

ANúNCIO