O Shulla foi formado em janeiro de 2001 por Kaito e Sae (ambos ex-Vaniza e Clair de Lune). Eles conheceram Nagi (ex-Ludia le Moise), Ren e Yuuichi. A banda começou com uma demo tape lançada no dia 7 de fevereiro, que foi distribuída em forma de agradecimento pela grande assistência no evento que encabeçou seu início. No dia 19 de junho eles participaram de mais um evento.
O primeiro grande evento para a banda foi o lançamento de seu primeiro maxi-single, Nihiko, que esgotou rapidamente. Pouco tempo depois, no dia 21 de setembro, foi lançada uma segunda edição, que também esgotou. No mesmo dia desse lançamento, o Shulla aproveitou a oportunidade para lançar seu segundo maxi-single, Itazura. Mais uma vez, o single esgotou rapidamente, o que se repetiu no lançamento da segunda edição, no dia 11 de novembro.
No dia 22 de setembro de 2001, o Shulla deu início a uma turnê two man com a banda Ash, que durou até o dia 10 de outubro.
Em 2002, a atividade mais marcante da banda foi o lançamento de yukuefumei, um mini-album limitado a 2000 cópias. Por ter esgotado rapidamente, uma segunda edição foi lançada no dia 1 de abril. A popularidade do Shulla aumentou, expandindo suas atividades.
No dia 12 de julho, o Shulla deu início à sua turnê de verão com 16 shows, terminando no dia 9 de setembro. No dia 24 de julho, seu maxi-single furare hanabi foi lançado, incluindo um vídeo e limitado a 3000 cópias.
No dia 6 de janeiro de 2003, a banda vendeu uma demo tape intitulada kimikara hajimaru A no uta, vendida em shows e limitada a 500 cópias. Então, o Shulla lançou seu segundo mini-album, Shura, também esgotado. Sua segunda edição foi lançada no dia 25 de junho. Mais tarde, a banda saiu em turnê do dia 12 de março a 11 de maio, com uma agenda cheia.
Depois daquele ano, a banda participou do stylish wave’03, durante o qual tocaram com várias outras bandas. No dia 28 de agosto eles lançaram seu quarto maxi-single, Kanashibari Tengoku. No dia 21 de setembro, foi lançado o omnibus SHOCK JAM CD Edition.1, com participação do Shulla. No mês de setembro, a banda saiu em turnê mais uma vez. No dia 12 de novembro o single ENJYOU REKKA foi lançado, limitado a 5000 cópias. Seguindo esse lançamento, o Shulla fez vários shows e participou de vários eventos.
Em 2004, o Shulla esteve no omnibus do Cannonball Vol.1, com bandas como Doremidan, Unzu e Sendai Kamotsu.
No dia 4 de fevereiro foi lançado seu maxi-single KARYU KUURO, que alcançou a nona posição na lista indie da Oricon. No dia 15 de março o Shulla fez um show two man com o Scissor. Seus dois próximos lançamentos foram best of’: CHABANGEKI SONO ICHI no dia 21 de abril e CHABANGEKI SONO NI no dia 28 de abril. Em junho a banda assinou com a Nippon Crown. Com isso, lançaram seu primeiro maxi-single major, shirokuro no sekai, em julho. Suas duas versões foram lançadas simultaneamente. No dia 29 de setembro eles lançaram mais um maxi-single, Chibi.
No dia 1 de abril de 2005, foi lançado o maxi-single Prism. Antes do final do ano, o Shulla anunciou que ia se separar, lançando um maxi-single e três álbuns em outubro e novembro de 2005. Seu último show aconteceu no dia 21 de novembro de 2005, e o DVD The Grand Finale foi lançado no dia 11 de janeiro de 2006.