Atsushi Sakurai nasceu na primavera de 1966. Junto com um irmão mais velho, cresceu numa família desestruturada (seu pai bebia e se tornava violento, inclusive com a mãe dos meninos). Durante os anos de escola o músico foi descrito como um jovem rebelde que vivia seu dia-a-dia sem plano algum para o futuro. Ele sempre era visto na companhia de jovens com esse mesmo perfil.
Depois de se formar, o artista tentou vários empregos mas não se satisfez com nenhum. Em 1983 nasceu a Buck-Tick com Atsushi na bateria. Um após o outro, todos os integrantes da banda se mudaram para Tóquio e a visão de Atsushi sobre o futuro começou a mudar. Seu pai acabou bebendo até morrrer em sua própria casa (na época Atsushi tinha 19 anos), o que levou o garoto a se dedicar à música, a fim de não decepcionar a mãe nem fazer sua vida mais difícil do que já era.
A formação da Buck-Tick mudou em 85, quando Sakurai insistiu para tomar a posição de vocalista depois que o primeiro vocalista deixou a banda. Desde então a formação não mais mudou, e três quartos das letras do grupo foram escritas por Sakurai. Dois anos mais tarde, a banda celebrava a passagem de indie para major.
Em 1991, Sakurai casou-se com a estilista da banda (o casamento terminou em divórcio no ano seguinte, apesar do nascimento do filho do casal). No mesmo ano, sua mãe faleceu de repente. Devido à popularidade de Buck-Tick nesse período, Atsushi mal teve tempo de uma última conversa com a mãe por telefone. Mais tarde, ele expressou seus sentimentos em relação a isso na música Long Distance Call.
Indiferente às atividades da banda, Sakurai apareceu como cantor convidado em músicas dos grupos Der Zibet, Issay, Pig e Masami Tsuchiya. Em 1992 ele trabalhou na música Yokan, que criou com Xymox, para a compilação Dance 2 Noise. Mais tarde, uma versão re-editada da mesma apareceu em seu álbum solo.
Em 2001, Atsushi virou o cantor da Schwein, um projeto paralelo montado com seu colega de banda Hisashi Imai, o inglês Raymond Watts (Pig) e o alemão Sascha Konietzko (KMFDM). A banda lançou Schweinstein em maio e logo depois o álbum de remixes, Son of Schweinstein.
Sua carreira solo deu uma guinada em 2004, ano em que todos os membros do Buck-Tick focaram-se em seus próprios projetos. O primeiro single de Sakurai, SACRIFICE, saiu em maio. Um álbum entitulado Ai no Wakusei (Planeta de Amor que, segundo o próprio Sakurai, se refere à esse sentimento tanto de forma positiva quanto negativa; e ao fato de que o mesmo sentimento é parte de todo ser humano, independente do quão diferentes estes possam ser entre si) veio em seguida, no dia 23 de junho. As letras foram todas escritas por Sakurai e as músicas foram criada por vários outros artistas, entre eles os familiares Raymond Watts e Masami Tsuchiya, além de Cube Juice, Taiji Sato e Wayne Hussey (The Mission UK).
No meio do ano ele lança Taiji / SMELL e se apresenta sozinho por Tóquio, inclusive fazendo um cover de Space Oddity de seu ídolo David Bowie. O curta Longinus foi lançado em agosto, a primeira e única tentativa de Atsushi como ator. O DVD -Explosion- Ai no Wakusei saiu em dezembro.
O último sinal de vida da carreira solo de Sakurai Atsushi desde então foi o single Yakusei Rebirth-, no segundo semestre de 2005. Atualmente, ele tem mantido o foco de seus esforços na Buck-Tick.