Biografia

CHAGE&ASKA

29/07/2008 2008-07-29 12:00:00 JaME Autor: Scottie Wolfe Tradução: scar

CHAGE&ASKA

CHAGE&ASKA


© CHAGE&ASKA
CHAGE & ASKA conheceram-se durante o fim dos anos 70, quando ASKA (despontando como campeão de Kendo, além de guitarrista talentoso) foi a um show perto da escola. Ele ficou surpreso com as habilidades de um certo vocalista e aproximou-se dele no final do show. O vocalista era CHAGE. Depois de discutirem idéias por um tempo, ambos concordaram em formar uma parceria para ganhar o Yamaha Contest (um concurso que costumava ser realizado para descobrir novos talentos). Como poderia se esperar, eles ganharam. Neste momento eles tornaram-se amigos inseparáveis.

Foi no final de 1979 que os garotos lançaram seu primeiro single, "Hitori zaki". Este vendeu muito bem e apresentou ao mundo seu estilo de pop. O primeiro álbum deles logo foi lançado e incontáveis turnês se seguiram. Eles fizeram shows por todo o Japão, de cima a baixo, por anos, lançando diversos álbums e singles pelo caminho. No entanto, levou exatamente seis anos até que CHAGE & ASKA aperfeiçoassem seu som e ganhassem inúmeros fãs no continente asiático.

Em 1988 ASKA lançou seu primeio álbum solo, intitulado "Scene". O CD teve algum sucesso, mas mostrou que os fãs não estavam prontos para imaginar um dos homens sem o outro. Um ano depois, em 1989 (em seu 10º aniversário), a dupla lançou "Pride". Foi, e ainda é, considerado por muitos o melhor álbum de CHAGE & ASKA, assim como um dos melhores lançados no Japão. De fato, este CD permanece um dos mais vendidos até hoje no Japão.

ASKA tentou lançar outro álbum solo em 1991, o "Hajimariwa itsumo ame". Ele vendeu cerca de 1 milhão de cópias, e ao single "Say Yes" vendeu cerca de 3 milhões de unidades. É considerado uma das canções de amor mais populares do Japão e é uma escolha freqüente para cerimônias de casamento.

ASKA havia finalmente fazer sua marca como artista solo, mas logo fez história com seu parceiro CHAGE. Seus lançamentos "Tree" e "Super Best 2" venderam 2 milhões de unidades, e o single "Yah yah yah" passou de 3 milhões. Eles se tornaram o maior e mais bem-sucedido grupo de pop japonês.

Depois de turnês pela Ásia (enquanto permaneciam lançando material), a dupla visitou a Europa para alguns shows em 1995, ganhando atenção internacional. Logo após, ASKA escreveu uma música para Charly Midnight, intitulada "Something There". Ela foi usada no filme "Street Fighter: A Batalha Final", estrelando Jean-Claude Van Damme e Raul Julia. Ele também escreveu a música "Time", do filme "O Juiz", um filme com Sylvester Stalone. Depois de tanta fama internacional, CHAGE & ASKA ganharam um prêmio do Monaco World Music Award, pela primeira vez na história da música japonesa.

Em 1996 eles apareceram no Acústico MTV, e tiveram um álbum-tributo lançado em sua homenagem. Este continha suas músicas cantadas em inglês por artistas famosos como Chaka Khan, Shaggy, Cathis Dennis (cujo cover de "Love's a Cradle" alcançou o segundo lugar nas paradas mundiais) e outros. Depois, eles seguiram seus próprios caminhos para suas carreiras solo.

Eles voltaram em 1999, com um álbum dos melhores hits, assim como novos lançamentos de estúdio. Um show de 4 horas de ano-novo, MILLENIUM COUNTDOWN: LIVE IN FUKUOKA (sua terra natal), foi organizado para anunciar o novo milênio. Foi transmitido a todo o mundo via satélite, algo nunca visto antes na história do pop japonês.

Logo após, CHAGE & ASKA apresentaram-se na Coréia como embaixadores oficiais para a Copa do Mundo de 2002, um evento sem precedentes que gerou manchetes por toda a Ásia.

2004 veio e com ele, tristes notícias. Depois de 25 anos de música, álbuns, singles e vídeos, a famosa dupla anunciou uma pausa por tempo indefinido para seguir carreiras solo.

Apesar do medo de muitos fãs, de que esta seria a última notícia de CHAGE & ASKA, a dupla, na verdade, retornou às atividades; em dezembro de 2006, seu show teve o primeiro-ministro na platéia e, em janeiro de 2007 eles lançaram dois singles, "Here & There" e "Man and Woman", e o álbum "Double".
ANúNCIO

Artistas relacionados

ANúNCIO