O AAA (lido como "Triple A"; geralmente especula-se que signifique "Atack All Around" - "Ataque a todos os lados") começou em 2005 como uma banda montada composta por 6 integrantes, o líder Naoya Urata, Takahiro Nishijima, Mitsuhiro Hidaka, Shinjiro Atae, Shuta Sueyoshi e uma única integrante mulher, Misako Ono. Duas outras, Yukari Goto e Chiaki Ito, logo se juntariam a eles, em tempo de participarem do seu primeiro lançamento.
Cada um dos oito integrantes é incrivelmente talentoso e experiente, não somente no campo musical, mas em diversas outras profissões. Alguns deles até estudam em prestigiadas universidades no Japão.
A estreia do AAA aconteceu em 2005, com o single Blood on Fire, música tema do filme live-action "Initial D The Movie", uma adaptação de um popular mangá japonês de mesmo nome. O primeiro ano da banda mostrou-se bastante promissor. Ao final dele, depois de lançarem quatro singles e o álbum de estreia Attack, eles foram indicados para o prêmio de Melhor Novo Artista do Ano no 47º Japan Record Awards, a premiação anual da indústria de música pop do Japão, apesar de não conseguirem alcançar o topo dos rankings.
Vários compositores e escritores famosos contribuíram ao primeiro álbum Attack, entre eles escritores e produtores que anteriormente trabalharam com SMAP e Da Pump. O rapper Motsu, do m.o.v.e (também do selo Avex) contribuiu escrevendo as letras de uma música para o álbum.
O álbum de remixes Remix Attack foi lançado no verão de 2006, antes de um período bem ocupado no final daquele ano. No início de 2007 aconteceu o lançamento do segundo álbum do AAA, All, uma performance no Budokan em Tóquio para 14.000 pessoas e o lançamento de outro álbum, o Challenge Cover Collection, de dez faixas, onde o grupo fez covers de bandas como TRF e Godieg. O grupo também contribuiu para a abertura da série live action "Kamen Rider Den-O" e para esta ocasião mudaram o nome do grupo para AAA DEN-O form.
Em junho de 2007 foi anunciado que uma das integrantes, Yukari Goto, havia deixado a banda por razões de saúde. O diagnóstico tinha sido feito no ano anterior e ela havia tirado uma breve folga da banda, mas parece que sua doença se agravou e ela precisou de repouso, o que causou sua saída do grupo.
Logo depois, o AAA se apresentou no exterior pela primeira vez, participando do evento Otakon, nos Estados Unidos, e assim espalhando sua fama ainda mais. Quase imediatamente após retornarem ao Japão, o grupo se juntou a vários outros artistas populares no evento-turnê da Avex a-nation. Em setembro aconteceu o lançamento simultâneo do terceiro álbum AROUND, reunindo singles anteriores e algumas novas canções, e do décimo sexto single Red Soul. Em dezembro, os cinco membros masculinos do AAA lançaram um single especial disponível somente para download por tempo limitado. Além disso, o mini-álbum Choice is your apresenta somente os membros masculinos da banda, e ocasionalmente eles realizam eventos ao vivo também.
O fluxo de lançamento continuou abundante em 2008, quando três single, dois DVDs ao vivo, um mini-álbum e o álbum de melhores músicas, ATTACK ALL AROUND foram colocados no mercado.
O início de 2009 trouxe o single Tabidachi no uta, já o vigésimo single em seu quarto ano de existência. Logo depois, o quarto álbum, depArture, foi lançado e promovido pelo grupo com vários eventos e um show que também foi lançado em DVD.
Em 2010 foram lançados um álbum e quatro singles, incluindo o double A-side Aitai Riyu / Dream After Dream que chegou ao primeiro lugar no ranking da Oricon, sendo o segundo single do grupo a alcançar isso. Já em 2011 foram lançados mais quatro singles e dois álbuns, sendo um deles uma compilação de melhores músicas intitulado #AAABEST. Esse foi o primeiro álbum do grupo a alcançar o primeiro lugar no ranking da Oricon. No ano seguinte o AAA participou do prestigiado programa de TV de Ano Novo japonês Kouhaku Utagassen e apresentou a canção 777 ~We can sing a song!~, que ganhou o prêmio de Trabalho em Destaque no Japan Record Awards daquele ano. O primeiro álbum coletânea de baladas do grupo foi lançado em 2013, o Ballad Collection.