Biografia

RIZE

26/03/2014 2014-03-26 00:01:00 JaME Autor: Cage, Christine Tradução: Nana, Shin

RIZE

Frequentemente chamada de rapcore ou rap-rock, mas autodescrita como uma “banda alternativa de três membros”, o som do RIZE é difícil de descrever. Uma mistura de rock, metal, rap e algumas vezes até gêneros como o reggae, sua música é altamente imprevisível.


© RIZE
Já que o baterista do RIZE, Kaneko Nobuaki, e o vocalista/guitarrista JESSE cresceram juntos e ambos são filhos de músicos famosos — com JESSE sendo filho do guitarrista Char e Nobuaki filho da cantora Kaneko Mari e do baterista Johnny Yoshinaga — muitos assumiram automaticamente que os dois seguiriam os passos dos pais. A dupla resistiu por um tempo, mas eventualmente o destino venceu e eles começaram a banda juntos em 1997. Após recrutar a baixista TOKIE, o RIZE começou a se apresentar na região de Kitazawa.

Em 2000, após ganhar uma fanbase leal, o RIZE se apresentou no 10th Kitazawa Music Festival. Não muito depois, eles assinaram com a Epic Records e lançaram seu primeiro single, Kaminari, que logo foi seguido pelo single Why I'm Me. Menos de um mês após isso, a banda lançou seu álbum de estreia que alcançou a oitava posição no ranking do Oricon, uma realização impressionante para um grupo tão jovem.

Infelizmente, em março de 2001, TOKIE anunciou que estaria deixando a banda. O novo baixista U-ZO entrou em seu lugar. O RIZE também adotou um segundo guitarrista, Nakao Yoshihiro, naquele ano, tornando-os uma banda de quarto membros e expandindo muito o potencial de seu som.

O ano seguinte viu JESSE e Nobuaki se tornarem personalidades do rádio para o programa All Night Nippon de abril a setembro. A banda também se apresentou em eventos proeminentes como Kitazawa Music Festival, ROCK IN JAPAN FESTIVAL e SUMMER SONIC'01.

No final do ano, o segundo álbum do RIZE, FOREPLAY, foi lançado. Gravado em Los Angeles, o álbum mostrou uma forte influência de artistas nu-metal americanos, como o Limp Bizkit. A parceria da banda com o rapper ZEEBRA, I can’t live without my radio, também se tornou tema do FM FESTIVAL naquele ano.

O RIZE começou 2002 com sua turnê FUCK'N ROCK que os levou a 42 cidades pelo Japão. Nos meses do verão a banda se apresentou em diversos festivais, incluindo THE SUPER DRY LIVE, SWEET LOVE SHOWER da MTV Japan, o Rising Sun Rock Festival e o MAJI ROCK FESTIVAL. Em outubro, o RIZE se apresentou no 2002ETPFEST no Estádio Olímpico na Coreia do Sul, organizado por Seo Taiji. O evento é conhecido por ser o maior festival de seu tempo, com 30.000 participantes.

Com 2003 apenas começando, o RIZE lançou o single VIBRATION com a participação da dupla recém formada de reggae-pop Def Tech. A banda continuou em turnê durante a primavera e JESSE colaborou com o Beastie Boys para o Tibetan Freedom Concert. JESSE também participou de Hurt You So Bad da banda americana de rapcore Crazy Town sob o pseudônimo JROC. Em julho, a banda viajou para Los Angeles em turnê com as bandas americanas de rapcore Kottonmouth Kings e Phunk Junkeez.

Após a turnê nos EUA, o RIZE retornou ao Japão por pouco tempo, mas se apresentou no evento de caridade PEACE vol. 3 apenas alguns meses depois. Após isso, sua falta de lançamentos diminuiu de repente em março de 2005, com o lançamento de seu primeiro álbum best-of. A banda também fez shows noturnos em Gangima durante os meses de março, maio e agosto.

Foi por volta dessa época que JESSE criou seu próprio selo, TENSAIBAKA RECORDS. O RIZE também se apresentou no Live 8 Japan em julho. Infelizmente, U-ZO deixou a banda em novembro de 2005, mas logo foi substituído pelo irmão mais novo de Kaneko Nobuaki, KenKen.

2006 viu a banda se apresentar no Gangima Night e em abril KenKen se juntou à banda como membro oficial. Durante o ano, o RIZE se apresentou em diversos festivais e na última parte, formaram o selo FAR EASTERN TRIBAL RECORDS pela Universal Music Japan.

Em maio de 2007, a banda se apresentou no hide Memorial Day 2007 e em julho participou do enorme evento Live Earth. O RIZE fez então duas turnês com o Acidman e, no final do ano, lançaram o single LADY LOVE. Sua faixa título foi usada como música principal dos comerciais da music.jp em outubro de 2007 e tema do anime “Shion no ou”.

O RIZE lançou seu sexto álbum K.O. em abril de 2008. O mês seguinte viu a banda participar do hide Memorial Summit, onde apresentaram sua reedição de Pink Spider em tributo.

Infelizmente, em 20 de maio, a banda anunciou em seu site oficial que Nakao Yoshihiro estaria deixando o RIZE devido a diferenças criativas. Contudo, em vez de o substituírem, os membros restantes decidiram continuar suas atividades como um trio.

2010 trouxe o álbum EXPERIENCE e o maxi single ZERO, que foi usado no comercial da Coca-Cola Zero.

Apesar de o RIZE não ter lançado nenhuma música nova após 2010, os membros se mantiveram ocupados com outros projetos. Motivado pela convicção de que onze é seu número de sorte, JESSE lançou seu projeto STAND UP! em 2011, que procura encorajar pessoas criativas a compartilhar ideias e influenciar umas às outras. Como parte do projeto, ele lançou onze demos solo online e convidou pessoas para editar e remixá-los, com seu objetivo final sendo trabalhar diretamente com os contribuintes para criar faixas finalizadas.

KenKen fez sua estreia como ator no filme “Monsters Club”, que foi exibido no Toronto International Film Festival. Ele também serviu de baixista de apoio para o Dragon Ash e apresentou diversas demonstrações de baixo no NAMM 2012 em Anaheim, Califórnia para a TC Electronic.

Nobuaki esteve ativo por muitos anos como ator em dramas e também como baterista do projeto solo de Takeshi Ueda, AA= (“All Animals Are Equal”). Após o terremoto e tsunami Tohoku, o AA= colaborou com membros de bandas como Pay money To my Pain, coldrain, Dragon Ash, Nothing’s Carved In Stone e BALZAC para lançar uma música de caridade sob o nome AA= Aid.

A linha de roupas de JESSE, Slip&Co, fez sua estreia americana em fevereiro de 2012 e, para o prazer dos fãs estrangeiros, o RIZE também anunciou três shows nos EUA. Eles se apresentaram em duas datas em Toronto, Canadá, representando o Japão no Canadian Music Fest. Eles, então, cruzaram a fronteira para se apresentar no Webster Hall em Nova York como parte do showcase East Meets West.

O RIZE lançou seu primeiro single inédito em dois anos, LOCAL DEFENSE ORGANIZATION, em 17 de outubro de 2012.

Contudo, 2013 viu os membros do RIZE mais uma vez dedicando a maior parte de seu tempo a projetos separados, como o STAND UP! de JESSE que se tornou oficialmente uma banda chamada The BONEZ e deu boas vindas a um rosto familiar na guitarra: o ex-membro do RIZE, Nakao Yoshihiro. JESSE também foi um dos músicos convidados que participaram do álbum gene do Pay money To my Pain, após a morte de seu vocalista K.

Nobuaki estrelou dramas, gravou dois novos álbuns com o AA= e apresentou o MTV Video Music Awards Japan de 2013 com Atsuko Maeda. As atividades de KenKen foram um pouco mais nos bastidores. Ele continuou ocupado tocando como baixista de apoio do Dragon Ash e de mais numerosos artistas populares, criando seu próprio aplicativo de aulas de baixo, tocando músicas experimentais, endossando novos equipamentos musicais e gravando músicas para comerciais, programas de TV e muitas de suas bandas.

Até agora, 2014 tem visto Nobuaki anunciar o lançamento de seu segundo álbum solo, JESSE promover o novo álbum do The BONEZ e KenKen ocupado com o Dragon Ash e seus muitos projetos paralelos; só o tempo dirá quando o RIZE retornará com outro lançamento excitante.
ANúNCIO
ANúNCIO