Entrevista

Entrevista com Sayulee

15/09/2015 2015-09-15 00:01:00 JaME Autor: Tomo Tradução: Jéssica "Nasake" Lima

Entrevista com Sayulee

A compositora e cantora Sayulee conversou com o JaME sobre sua carreira e seu projeto musical mais recente, “YOUR SONG”.


© Sayulee
Sayulee é uma cantora e compositora bilíngue nascida no Japão, é filha de um pai japonês com uma mãe neozelandesa. Tendo crescido na Nova Zelândia, ela se mudou para Tóquio em abril de 2008 para seguir com sua carreira musical. O canal no YouTube de Sayulee possui mais de quinhentos vídeos, que conseguiram um total de mais de 10 milhões de visualizações. Uma artista audaciosa, uma vez ela realizou um desafio ambicioso: criar um novo PV para cada dia do ano, o que resultou em 365 maravilhosos vídeos musicais. Agora, Sayulee deu início a um projeto intitulado YOUR SONG, onde ela compõe melodias para letras escritas pelos fãs, que nunca escreveram antes. Ela também grava entrevistas com esses escritores de primeira viagem, perguntando sobre as histórias por trás dessas canções. O âmago do projeto YOUR SONG é descobrir e compartilhar os tesouros escondidos que as pessoas possuem dentro de si para que o mundo veja, em vez de somente o artista enviar sua mensagem ao público.


Primeiramente, por favor, nos conte a sua história.

Sayulee: Eu sou a única musicista na minha família, mas sempre gostei de tocar música desde quando eu era pequena. Eu tinha aulas de piano quando estava crescendo e toquei bateria em uma banda quando era uma estudante do ensino médio. Porém, eu não pensava seriamente em me tornar uma musicista profissional e eu me lembro de ouvir o meu professor de música dizer: "você tem tanto talento, mas não se esforça! Se você ao menos praticasse!" (risos) Além disso, meu pai, na verdade, queria que eu tivesse um "trabalho decente", porque ele achava que seria difícil para eu conseguir estabilidade financeira como uma musicista profissional.

Então, de repente, eu pensei que não queria chegar aos meus cinquenta anos com arrependimentos na vida. Assim, decidi entrar numa seleção para uma escola de música. Pensei que não conseguiria ser aceita na escola como uma cantora, então primeiro eu tentei a seleção para uma graduação em violão, não que houvesse muita esperança ali também (risos). Surpreendentemente, eu fui aceita na escola como uma graduanda de vocal! Eu comecei de baixo, mas cresci muito e acabei me formando com o prêmio de "melhor vocalista feminina". Pouco depois, eu até mesmo consegui ganhar um concurso de composição no Parachute Music Festival, o maior evento musical da Oceania.

Após isso, eu tive que achar a cidade ideal para me fixar a fim de seguir a minha carreira musical, porque, no fundo, eu sabia que a Nova Zelândia não era a melhor escolha para mim. Eu fiquei entre Londres ou Tóquio, então visitei as duas cidades para fazer shows e pesquisar sobre o cenário musical. Foi uma escolha difícil, mas eu senti que o Japão "me chamava". Eu amo os japoneses e o seu senso de humor, e Tóquio é uma cidade eclética onde eu posso usar tanto o inglês quanto o japonês. Eu me mudei para Tóquio apenas duas semanas depois de tomar minha decisão; eu vendi quase tudo que eu tinha, incluindo CDs e meu violão Taylor, para juntar o dinheiro que precisava. Quando aterrissei em Tóquio, só tinha uma mala e o meu computador comigo!

Você criou vídeos para o YouTube durante 365 dias seguidos. Por favor, nos conte sobre quaisquer experiências, boas ou ruins, que você teve.

Sayulee: Eu diria que o desafio em si era louco porque eu tinha que cantar e criar um vídeo todos os dias, por 365 dias seguidos! Mas foi ótimo ver as minhas habilidades de vocal e violão melhorarem todos os dias, e ser capaz de compartilhar minhas canções com as pessoas. Além disso, eu fiquei feliz em receber respostas de quem assistia, e eu fiquei muito maravilhada em receber muitos comentários de pessoas de lugares distantes, como Brasil e Turquia! A sensação de estar conectada com o mundo por meio da música era simplesmente incrível. Mas foi muito desafiador fisicamente também, especialmente durante as últimas duas semanas do projeto. Eu tive uma inflamação na garganta e um médico até me disse que eu deveria parar de cantar. Eu tinha dores até mesmo para falar, mas eu consegui chegar até o fim com a ajuda de esteroides (risos).

No momento você está trabalhando no projeto YOUR SONG. Conte-nos um pouco sobre isso. Você tem algum plano de lançar um álbum com essas canções?

Sayulee: Para ser honesta, eu não tinha certeza nem mesmo se conseguiria compor canções no estilo de YOUR SONG, mas está tudo indo surpreendentemente bem. Eu estou curtindo essa nova experiência de construir músicas usando letras escritas por pessoas que não são escritoras profissionais. Eu me tornei mais talentosa, como uma musicista, ao criar canções para as pessoas, as vidas e as mensagens que elas ousaram compartilhar. Ao cantar e, às vezes, editar as letras das pessoas, fui capaz de descobrir novas melodias das quais ao contrário eu não conheceria. E, sim, eu planejo criar um álbum com versões arranjadas das músicas usadas no projeto e também tocar essas canções ao vivo.

Qual é a sua meta como uma musicista?

Sayulee: É claro que seria ótimo ser capaz de fazer um show em uma casa grande como o Nippon Budokan. Mas eu gostaria de me tornar uma artista influente e criar canções que deixem uma marca duradoura na vida das pessoas. Eu realmente acredito no poder da música e meu objetivo como musicista é tocar o coração das pessoas por meio das minhas canções.

Por fim, por favor, deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Sayulee: Por favor, se inscrevam no meu canal no YouTube para que vocês possam curtir a série YOUR SONG comigo! – Eu ainda estou aceitando envios de letras, caso vocês estejam interessados! Vocês podem até mesmo me mandar as letras em inglês! Por favor, deem uma olhada no link abaixo!

YOUR SONG.


Aqui, é possível assistir ao primeiro PV e entrevista do projeto YOUR SONG:






O JaME gostaria de agradecer à Sayulee e a sua assessoria por tornar esta entrevista possível.
ANúNCIO

Artistas relacionados

Sayulee © JaME
Sayulee
ANúNCIO