Entrevista com a banda Dir en grey.
Alguns minutos com Kaoru e Shinya em Paris...
Nossa entrevista com o Dir en grey foi organizada em um quarto de seu hotel em Paris. Só me foi dito quem eu iria entrevistar 5 minutos antes da entrevista começar: Kaoru e Shinya estarão conosco hoje. Ambos estão a minha direita, eu estou entre tradutores, e eu só terei 30 minutos para essa entrevista, então eu decidi perguntar-lhes logo de início sobre suas últimas novidades.
Prazer em conhecê-los, eu represento o Jmusiceuropa... e prometo que não vou perguntar o significado de "Dir en grey", ou sobre o que realmente é o Visual-kei. Antes de mais nada, eu gostaria que vocês nos falassem um pouco sobre o próximo maxi, CLEVER SLEAZOID. Musicalmente, vai ser uma balada, como Kasumi, algo mais violento como Saku, ou algo entre as duas coisas, como The Final?
Kaoru: Será a música mais agressiva de nossa história.
Quem fez o título dessa música?
Kaoru: O Kyo-kun.
E o que significa??
Kaoru: Ele é uma pessoa vulgar e uma pessoa sábia, os dois de uma só vez. Ele é uma pessoa que foi tão longe dentro da escuridão que ele já não consegue mais voltar de lá.
Três músicas ao vivo também aparecerão nesse maxi-single; onde elas foram gravadas?
Kaoru: Elas foram gravadas em nosso concerto em Shinkiba Coast no final de abril.
Eu gostaria de falar sobre seus shows na Europa agora, primeiramente sobre o show em Berlim; nós conseguimos perceber que vocês estavam um pouco pressionados no começo do show, como foi que vocês se sentiram?
Kaoru: Nós estávamos muito surpresos quando vimos nossos fãs nos esperando na frente do local do show vários dias antes. Nós acreditávamos que as pessoas provavelmente não iriam se mexer, porque estava tão quente (nota: faziam 32°C), mas eles gritaram e se mexeram bastante. Nós ficamos contentes, mas ficamos assustados também. Mesmo antes de subirmos no palco, algumas pessoas já haviam desmaiado. O Kyo estava preocupado. Mas a platéia estava bastante motivada, então nós estávamos também. Quando subimos no palco, estávamos felizes e ficamos assim durante todo o show. Ninguém teve ferimentos graves, então nós nos divertimos no show.
No Rock am Ring, vocês dividiram palco com diversas bandas importantes e famosas, vocês ficaram impressionados?
Shinya: Cada banda lá nos inspirou mais ou menos, seria difícil nomear só uma.
Kaoru: Nós ficamos muito impressionados. Havia um grande contraste entre o Japão e o Rock am Ring. Nós somos famosos no Japão, então nós pegávamos grandes vestiários, enquanto que aqui nós estávamos com diversas grandes bandas, que são famosas ao redor de todo mundo, então nosso vestiário era pequeno se comparado a essas outras bandas. Isso nos fez lembrar de quem éramos. Antes de entrarmos, pensamos: Nós vamos tocar no Rock am Ring, depois disso já podemos morrer! Mas agora nós queremos continuar para pegar os vestiários maiores...
Sobre seu concerto na França ontem. Dessa vez, como foi?
Kaoru: Nós estávamos muito felizes de poder tocar no Olympia, porque esse local é muito famoso. Mas nós tivemos um pequeno problema: já havia dois meses que não tínhamos feito show nenhum, o último tinha sido em Berlim. Então nós ficamos com um pouco de medo, que pudéssemos estar enferrujados, mas nós recebemos muito apoio da multidão, que estava gritando e ficando excitada. Nós chegamos bem cedo, de manhã, e não tínhamos nada pra fazer no backstage (bastidores). Quando chegamos no palco, nós vimos que o público estava feliz e foi aumentando progressivamente até o final do show. As duas três últimas músicas foram fantásticas, nós estávamos no nível habitual..
Shinya: O que mais me impressionou foi que o público estava bem perto de nós, eu tive uma visão perfeita da multidão. Eu fiquei muito impressionado com o público.
Por que vocês não tocam mais GARDEN, nem mesmo no Blitz 5Days, onde vocês tocaram diversas músicas de todos álbuns? Essa música faz parte de um período do Dir en grey que vocês prefeririam esquecer?
Kaoru: Pareceu natural para nós não a tocarmos no 5Blitz. Nós escolhemos as músicas que tocamos dependendo de nosso humor. Se tivéssemos que fazer o 5Blitz novamente agora, as set-lists poderiam ser diferentes.
E, finalmente: Vocês poderiam nos contar sobre seus planos pro futuro?
Kaoru: Após o maxi-single que será lançado em setembro, nós estamos planejando sair em tour pelo Japão até o final do ano e fazer alguma promoção em revistas e na TV. Mas nós não podemos dizer mais, porque nada é oficial por enquanto, nada foi anunciado. No ano que vem haverá um novo álbum e um lançamento especial exclusivo pro nosso fã-clube. Uma outra surpresa vai ser anunciada bem em breve também.
Obrigado aos dois por essa entrevista!