Antes de seu desfile e de seu rápido show, Nana Kitade respondeu algumas de nossas questões!
Antes de seu breve show e desfile de moda no Japan Expo de 2007 na França, a cantora Kitade Nana respondeu algumas questões para o JaME. A entrevista começou com uma breve apresentação da artista que estava segurando um bichinho de pelúcia consigo.
---
Durante nossa última entrevista com você, você disse que queria vir para a Europa. Agora que isso aconteceu, o que mais você quer fazer?
Kitade Nana: Agora eu quero fazer um show em uma casa de ópera. (risos)
Por que você escolheu entrar pro ramo da música ao invés de outra profissão?
Kitade Nana: Pra mim a música é o jeito mais fácil de expressar meus sentimentos. É verdade, só consigo fazê-lo através da música.
Quem é seu artista favorito?
Kitade Nana: Queen Adreena (risos)
Você trabalhou em vários projetos de animes, como Full Metal Alchemist com a música kesenai tsumi, e também D.Gray-Man. Como você escolheu com qual queria trabalhar?
Kitade Nana: Não foram minhas escolhas, os produtores que me escolheram.
Como você cria os temas para que combinem com os animes?
Kitade Nana: Bem, quando eu tenho que escrever a música ou as letras, eu é claro- tento assistir ao anime primeiro, mas quando só tenho que criar o conceito e nada mais, eu faço sem ver o anime. Não é um problema.
Durante a Otakon nos EUA ano passado, passaram outros artistas como o YOSHIKI e o MUCC. Em nossa última entrevista você nos disse que não conhecia os outros artistas. Dessa vez, você conhece o GARI, Ichirou Mizuki o HALCALI ou algum outro?
Kitade Nana: Na verdade eu não sei muito sobre eles, com exceção do HAKUEI que também será um dos modelos da Laforet Harajuku amanhã.
Como você se sente estando no mesmo show de moda que o HAKUEI?
Kitade Nana: Eu estou muito feliz, mesmo não conhecendo o HAKUEI pessoalmente. Eu espero que tudo dê certo.
Qual a melhor forma de descrever o tipo de música que você faz?
Kitade Nana: Quando eu não tenho que pensar nela com minha cabeça, ela vem diretamente do meu coração. Para mim isso é essencial para criar as melhores músicas. Eu não consigo imaginar fazer isso de outra forma, inevitavelmente vem do meu coração.
Então você não aplica nenhum método ou base teórica de música, tudo vem exclusivamente do seu coração?
Kitade Nana: Sim, exatamente.
Hoje nós podemos notar uma mudança total na sua aparência e música. O que te fez mudar tanto?
Kitade Nana: Quando você notou? (risos)
Olhando pra sua estréia, tem um estilo mais rock, por exemplo o single pureness. Essa evolução parece ser mais recente pra você, certo?
Kitade Nana: Bem, eu não acho que pessoas que cantam rock tem que se vestir como um roqueiro também, apesar de eu gostar do que esses cantores vestem. Minha música vem da minha alma primeiramente, então eu toco rock mas eu visto o que eu quero, o que pode ser diferente dos outros.
O que você pode nos dizer da música Maider do álbum I Scream em particular por que você quis usar o francês no título?
Kitade Nana: Eu estava procurando uma palavra em língua estrangeira que significasse ajuda. E essa palavra em francês me pareceu perfeita para o título da música, porque eu queria explicar a idéia de precisar de ajuda, mas não em japonês. Usando o francês, que não é a linguagem que eu normalmente uso, vem mais do meu coração.
Por que não outra língua?
Kitade Nana: Eu já sabia o significado de maider e se uma palavra não é em japonês ou inglês, tem que ser em francês. Eu me sinto ligada à França e eu amo a sonoridade que tem o francês.
O que te inspirou a fazer um cover e uma nova versão da música Basket Case do Green Day?
Kitade Nana: Quando eu estava nos EUA, eu frequentemente ouvia Green Day e eu repetia para todo mundo o quanto eu gostava deles. Chegou uma hora que eu estava ouvindo muito mais suas músicas novas do que as velhas, então eu pensei Por que eu não faço um cover de uma música velha, do meu jeito, e faço ela mais legal. Eu gostava de Basket Case, era minha favorita, então eu decidi isso facilmente.
Seu próximo single está intitulado Antoinette Blue, você quis fazer alguma referência à Marie-Antoinette a velha rainha francesa?
Kitade Nana: Sim, queria sim! (risos) Eu gosto muito da Marie-Antoinette, o modo que ela se vestia, a imagem que ela represeentava e etc. Ela é uma rainha muito famosa. Ela me deixa feliz, porque mesmo que ela fosse sozinha, ela tinha algo. Isso é o que quero expressar com meu novo single, e por isso que eu escolhi esse título.
Você provavelmente também assistiu ao filme da Sofia Coppola Marie-Antoinette?
Kitade Nana: Oh sim, claro! (risos)
Para quando você planeja o lançamento de um novo álbum?
Kitade Nana: (ela consulta seu empresário e então responde) Eu espero lançar um álbum novo em breve. (risos)
Você tem algum plano para fazer uma turnê solo na Europa ou na América? Ou você prefere tocar em outras convenções?
Kitade Nana: Como essa é uma convenção, minha banda não pôde vir. Então, eu quero sim voltar com minha banda para mostrar pra todos minha música.
Por favor, deixe uma mensagem final
Kitade Nana: (em francês) Um castelo por favor! (risos)
---
Muitos agradecimentos à Kitade Nana por nos conceder seu tempo para responder nossas questões. O JaME também gostaria de agradecer seu staff, Dybex e, em especial, Jessica.