Antes de subir ao palco em Corpus Christi, Texas, no show que fez parte da turnê Taste of Chaos, o D'espairsRay teve tempo para responder a algumas de nossas perguntas.
Antes de subir ao palco em um 4 de abril quente e úmido, o D'espairsRay se sentou com o JaME por quinze minutos para falar sobre o Rockstar Taste of Chaos, seu lançamento em maio e alguns extras para nos ajudar a conhecer melhor a banda.
Obrigado por se encontrarem conosco. Por favor, se apresentem.
TSUKASA: Baterista, TSUKASA.
Karyu: Guitarrista, Karyu.
HIZUMI: Vocalista, HIZUMI.
ZERO: Baixista, ZERO.
O D'espairsRay se apresentou no JRock Revolution Festival no ano passado. Como é se apresentar novamente para uma platéia americana em uma turnê quase um ano depois e após o sucesso daquele evento?
HIZUMI: Esta turnê tem sido divertida e é difícil comparar, já que é algo totalmente diferente do JRock Revolution, mas no geral tem sido muito bom. Nós estamos ansiosos por mais turnês assim.
Qual foi a reação de vocês ao serem convidados para tocar no Taste of Chaos?
Karyu: A primeira coisa em que pensamos quando soubemos que tínhamos sido convidados e vimos as datas foi É uma longa turnê! (risos) Nós não nos sentimos intimidados; a única coisa que nos preocupou foi a comida.
Como vocês não estão em turnê apenas com bandas japonesas, mas também com americanas, como tem sido a atmosfera da turnê do seu ponto de vista?
Karyu: Todos os dias têm sido muito, muito divertidos; é uma atmosfera agradável.
Considerando que sua audiência nesta turnê não está acostumada com a música japonesa ou o visual kei, vocês mudaram alguma coisa em sua apresentação para se ajustar a uma platéia que, em sua maioria, não conhece a música japonesa?
Karyu: Nós não mudamos muita coisa em nossas apresentações, a não ser o MC, que é, obviamente, em inglês. Coisas como Hey, como vocês estão?.
Em janeiro vocês participaram do evento stylish wave ILLUSION ’08. Como foi dividir o palco com bandas de estilos tão variados?
HIZUMI: Foi muito animador poder participar com tantas bandas de estilos diferentes e vindas de diferentes caminhos.
Seu estilo musical se desenvolveu desde o início do D'espairsRay; o modo como vocês escrevem suas músicas mudou também? Em que sentido?
Karyu: Nosso estilo musical não mudou; o que realmente mudou foi só nossa imaginação.
Durante nossa entrevista com vocês no JRock Revolution no ano passado, vocês disseram que esperavam que os fãs pudesses escutar o álbum MIRROR no futuro, já que ele não estava disponível nos Estados Unidos. Agora que MIRROR e Spiral Staircase #15 Final estão disponíveis no país, quais são suas expectativas com relação a esses lançamentos?
Karyu: Nós não sabemos exatamente o que todos estão pensando, mas parece que todos estão felizes com isso, então isso nos faz felizes também.
HIZUMI: Quanto a nossas expectativas, nós queremos fazer uma turnê americana sozinhos.
Faz mais de um ano que seu último single foi lançado e pouco menos desde o lançamento de seu último álbum. O que vocês podem nos dizer sobre seu novo single, BRILLIANT?
Karyu: A nova música, BRILLIANT, é sobre crescer. Ela fala do período desde a infância até a vida adulta e os sentimentos que vêm com as mudanças. Com relação ao D’espairsRay, é um sentimento que tínhamos esquecido, então ela traz de volta nosso crescimento.
Vocês passam muito tempo juntos, especialmente em turnês. Quais são as características mais irritantes dos outros membros?
Karyu: (risos) O que mais causa problemas é que, já que todos estamos no mesmo ônibus juntos, às vezes alguém realmente quer escutar ou fazer alguma coisa e os outros não, Eu não quero escutar nada. Eu quero silêncio.
HIZUMI: E há pessoas dormindo.
Se vocês pudessem resumir o que é o D'espairsRay usando apenas uma música, qual seria e por que?
Karyu: Acho que seria a música MIRROR, do álbum MIRROR.
Por último, deixem uma mensagem para seus fãs internacionais.
TSUKASA: Não importa se os fãs estão entendendo o que nós dizemos, nós esperamos que eles possam entender o que nós estamos sentindo e o que nós estamos tentando mostrar.
Karyu: (Um celular começa a tocar e Karyu e HIZUMI dançam enquanto Karyu responde à pergunta. Todos riem.) O que nós realmente queremos é, já que todos estão nisso juntos, nós todos estamos tendo as mesmas experiências juntos, nós estamos todos no mesmo lugar ao mesmo tempo, que as pessoas estejam nos apreciando, nos conhecendo ou não.
ZERO: Além do nosso último álbum, nosso novo single será lançado em maio, e nós esperamos que todos gostem dele.
HIZUMI: Além de podermos ir para a Europa e os Estados Unidos, fazer uma turnê com essa liberdade, nós esperamos poder continuar a fazer coisas assim, turnês assim. O que nós queremos dizer é que, apenas ouvindo nossos CDs vocês não vão entender, mas se forem aos nossos shows vocês vão entender. Então venham ver nossos shows!
---
Agradecemos ao Rockstar Taste of Chaos e a Heather Overstreet que foi a tradutora por permitir essa entrevista; muito obrigado também ao D'espairsRay por responderem às nossas perguntas.