Live report de um dos shows da turnê mundial do Plastic Tree em Helsinque, Finlândia.
O dia todo foi muito quente e ensolarado, deixando os fãs um pouco incomodados. A abertura dos portões estava planejada para as 18h00, mas houve um pequeno atraso por causa de alguns problemas na passagem de som. Finalmente, os fãs puderam os fãs puderam entrar na casa de shows Nosturi, mas lá dentro, o calor era tão intenso quanto lá fora. Muitos fãs usavam as camisetas da turnê do Plastic Tree, Chandelier, que estavam sendo vendidas no saguão junto com alguns singles e outros itens.
Tudo estava pronto perto das 20h00 e os membros da banda começaram a subir no palco um a um. Ryutaro foi o último à aparecer e ele usava um belo casaco e como sempre teve a maior recepção da noite, com muitos aplausos. Uma parte de seu cabelo estava tingida de loiro e isso, combinado com o seu corte de cabelo, fazia seu cabelo parecer como se estivesse brilhando graças à iluminação do palco.
Depois da primeira música, Crack Pot, Ryutaro colocou suas mãos na cabeça com as palmas das mãos viradas para cima. Ele ficou nessa posição por um bom tempo enquanto o público vibrava. Ele fez isso novamente por diversas vezes durante o show mas com uma duração menor.
Ryutaro foi até a bateria de Hiroshi para tomar um pouco de água gelada. Isso causou um grande número de gritos vindos do público, o que pareceu divertir Ryutaro. Ele se virou um pouco para que pudéssemos ver a garrafa e então jogou um pouco de água no ar antes de se virar e jogar um pouco de água em Hiroshi. O público começou a sentir muito calor e todos os pulos e gritos com certeza não ajudavam. Eles continuaram pedindo por água e o staff continuava a distribuir copos de papel pela pista. Algumas pessoas também decidiram jogar água no ar. Os integrantes da banda e seu staff japonês também estavam bebendo muita água. A roupa de Akira parecia combinar bastante com o ambiente, ele usava uma camisa regata que mostrava suas belas tatuagens.
Ryutaro anunciou que uma das músicas mais conhecidas do Plastic Tree seria a próximo e todos aplaudiram e gritaram quando ouviram o início de Harusaki Sentimental. Depois das maravilhosas performances de Monophobia e National Kid, as coisas começaram a esquentar. Não apenas o público mas a banda também. O cabelo de Ryutaro agora estava totalmente desajeitado graças à todos os seus pulos, giros e danças. Por várias vezes ele estendeu sua mão para o público e eles imediatamente devolviam o gesto.
Então, Ryutaro falou um pouco de finlandês com os fãs. Ele falou que ele tinha se divertido aqui. Sua pronúncia não era perfeita mas seu sotaque era encantador e todos valorizaram o fato de que ele estava tentando falar a nossa própria língua. Curiosamente, no palco, ele andava várias vezes em círculos e sempre no sentido horário, fazendo todos perguntarem como ele não ficou tonto. Um dos melhores momentos do show foi quando ele, Akira e Tadashi vieram até a beira do palco, mas infelizmente Akira e Tadashi não trocaram de lugar uma única vez e ficaram apenas em seu lado. Ryutaro foi o único a conversar com o público mas todos nos gostaríamos de ouvir os outros falando algumas palavras também.
Algo que era interessante era a freqüência com que o staff da banda aparecia no palco. De vez em quando alguém aparecia para concertar os pedestais, traziam e levavam as guitarras, mexiam no pedestal do microfone de Ryutaro, etc. Tudo corria muito bem, dando a impressão de muito profissionalismo. Foi interessante ver como muitos fãs achavam, por alguma razão, divertido quando um membro do staff entregava uma guitarra à Ryutaro. Em um certo ponto do show ele segurou sua palheta com os dentes enquanto ajustava sua guitarra. Isso fez a platéia reagir com suspiros mais uma vez.
No fim, Ryutaro nos disse "Até a próxima" em finlandês. Então ele voltou a falar em japonês, falando que a última música seria Ghost. Depois que a música terminou eles desapareceram do palco e deixaram os fãs pedindo por mais. No começo, o público gritava "Mais um!" em inglês, em um ritmo muito interessante. Depois de algum tempo, a platéia passou a gritar, novamente de um jeito ritmado, "En-co-re! En-co-re!" como os fãs japoneses.
Depois de um bom tempo, três dos membros voltaram ao palco. Tadashi nos mostrou sua nova camisa com um alce ilustrado com um texto em baixo que dizia "FINLÂNDIA". Obviamente, os finlandeses ficaram muito felizes com isso. Os três começaram a tocar uma melodia solitária, várias e várias vezes, enquanto esperávamos por Ryutaro. Finalmente, ele voltou com uma nova roupa. Agora ele estava usando uma roupa tradicional japonesa vermelha. Ele também amarrou seu cabelo, deixando solta apenas a franja tingida. A banda então começou a tocar um cover da banda The Cure, e fez todos gritarem novamente.
No segundo bis, o resto da banda apareceu usando as mesmas camisas escritas "FINLÂNDIA" que Tadashi estava usando antes e o público gritou ainda mais alto e correu para a grade de jeito ainda mais agressivo enquanto a banda começou a jogar palhetas e outros itens para os fãs. Durante o break, um grupo de fãs começou a gritar "Baka ni natta no ni!" várias e várias vezes e quando os integrantes voltaram, o público continuou gritando e fez questão que a banda os escutasse. Ryutaro e Akira conversaram por um momento e então o show continuou, e infelizmente não foi dessa vez que conseguimos ouvir Baka ni natta no ni.
Em um certo momento perto do fim do show, Hiroshi levantou e começou a tocar intensamente com apenas uma mão. Durante algumas das músicas, Ryutaro apontou o microfone para nós, esperando que os fãs cantassem junto mas a maioria preferiu gritar ou urrar. A mesma coisa aconteceu em quase todas as vezes que a banda tentou conversar com o público. Mas o público cantou claramente em músicas como Ghost, Namida Drop e Psycho garden, que foi exatamente a última música do show.
Antes de Psycho garden começar, os fãs gritaram e ergueram os punhos no ar por um bom tempo, de um jeito bem animado. Esta última música funcionou muito bem como o encerramento, agitando o público uma última vez. Ryutaro falou algumas coisas sobre Helsinque e ficou deitado no palco por um tempo e quando ele levantou todos começaram a gritar.
Já passava das 22h00 e o show estava perto do fim. Ryutaro agradeceu aos fãs primeiro em finlandês e depois em japonês. Ele ficava se curvando com suas mão juntas antes dele ficar abaixado por um bom tempo, o que fez com que o público se sentisse muito orgulhoso. Akira e Ryutaro cumprimentaram algumas pessoas na primeira fila e o vocalista foi o último a deixar o palco. Ele acenou uma última vez antes de desaparecer atrás das cortinas da bateria de Hiroshi.