Cobertura

Merry Sonic Retrock Battle Triangle 3- Hibiya Yagai Dai Ongakudou

24/10/2008 2008-10-24 12:00:00 JaME Autor: Sarah J. Tradução: Hikari

Merry Sonic Retrock Battle Triangle 3- Hibiya Yagai Dai Ongakudou

O último show do Retrock Festival do Merry em seu amado Yaon.


© Victor Records
O calor do verão tinha ido embora, e foi num fresco dia de sol que aconteceu o último show do Retrock Festival do Merry, com um show produzido por Nero no Hibiya Yagai Ongakudou. Por ser ao ar livre, o "Yaon" como também é conhecido, oferece uma atmosfera festiva aos shows, e o do Merry estalava de excitação enquanto os fãs olhavam para o palco com o gigante fundo MERRY SONIC, rosa e preto. Quem quer que tenha escolhido as músicas que tocaram antes do show fez uma boa seleção, com um CD cheio de faixas rock dançantes para aquecer o público. Em uma nítida coincidência, enquanto a música Nebula, do Incubus, saía das caixas de som e a letra dizia "RISE!", as luzes se acenderam no palco e o público obedeceu ao CD, levantando-se e gritando os nomes dos membros enquanto eles subiam confiantemente no palco.

O Merry começou sem Gara, tocando uma introdução extensa com Oriental BL Circus, com os quatro cantando em lugar do vocalista. Quando Gara apareceu, foi recebido com gritos ensurdecedores enquanto Oriental BL Circus chegava ao fim. A banda brincou com suas músicas; Yuu e Gara uniram forças, se revezando para cantar a introdução de sweet powder, e então o nítido baixo de Tetsu deu início a Aikokufuta ni Masurao. A platéia pulava e gritava junto com Gara o refrão em uma música que agitou todo o Yaon, como em Yokohama meses antes. Não havia nenhum show simples, com o Merry colocando seu coração nas apresentações. Como sempre, os vocais de Gara eram claros e nítidos, se elevando acima do ar noturno.

O crepúsculo avançava rapidamente quando Saihate no Parade começou, e foi a vez de kenichi brilhar com mini-solos tocados com precisão técnica. A platéia não parou de agitar os braços ao som da cativante faixa. Isso continuou em Meisai no shinshi, quando o público fez um furitsuke e Gara cantou perfeitamente enquanto escalava e caía sobre amplificadores. Foi tudo muito pesado, apesar da nova música Montage ter mudado um pouco o passo. Com um estilo diferente, um pouco mais pop por um momento, parecia que o Merry estava fazendo um cover. Porém, a música foi muito bem tocada, com um som pop próprio, caracterizado por riffs e efeitos típicos do Merry.

A primeira pausa veio acompanhada de Sasurai Rhapsody, quebrada por um curto solo de bateria de Nero que levou a LululuLaLaLa. Gara abraçava um chapéu enquanto dançava pelo palco em seu estilo incomum, movendo os quadris e cantando. Hinodechou machikado tsunderera 2-ban home hen, que se seguiu, pareceu uma escolha incomum que poderia ter se perdido no palco a céu aberto, mas a combinação de um interessante trabalho de guitarra de Yuu e kenichi fizeram desta uma fascinante versão. Eles tocaram um pouco mais rápido e alto do que o normal, dando nova vida à música. O show tomava um ângulo mais provocante nessa segunda parte, particularmente quando o Merry tocou o cover Isezakichou Blues. Com o palco iluminado por luzes rosa, Gara imitou perfeitamente os suspiros femininos de Aoe Mina. Foi uma apresentação sensual da música enka com o toque único do Merry dando um ar elegante e diferente à noite. O clima continuou com Bluesy Night. Nero e Yuu tocaram um trecho instrumental mais inclinado para um estilo dos anos '70 antes de retornar ao jazz dos anos '30 da música.

Com a conclusão dessa segunda parte, o doce som do koto flutuou pelo ar e roadies correram para o palco com tinta e papel para Gara. As meninas leram o papel que ele segurava no ar em voz alta, gritando quando a última parte foi levantada. Estava escrito "Kyo wa kotoba nante shiranai" (Hoje eu não sei o que dizer). A escrita levou o show de sua parte mais quieta para a seguinte, muito mais pesada e iniciada com Kigeki no Taboo, durante a qual Gara continuou a escalar os amplificadores enquanto cantava. Retro Future foi sólida e um pouco frenética, mas a força de Yasashisa Kid, a música seguinte, levou a platéia ao delírio. Eles receberam a música com gritos mais altos, e o Merry respondeu com uma fantástica performance que envolveu a todos, com o público gritando 'Yasashisa, High Sense'. Nero falou um pouco depois, agradecendo à platéia por estarem presentes naquela noite. Quando mencionou o Yokohama Live DVD, ele percebeu que aquele show também estava sendo gravado. Ele perguntou à platéia se havia algum problema em filmá-los. Em algum lugar na parte de trás algumas garotas gritaram 'é claro que não tem problema' em uma gíria grossa, como se a pergunta de Nero fosse ingênua. Este breve MC também introduziu Japanese Modernist, mais uma favorita dos fãs de Merry, que pularam e cantaram junto com a banda. O palco estava banhado em vermelho e luzes piscavam para acompanhar a bateria de Nero. A banda dava tudo de si e seguiu com Midnight Shangrila, a pesada faixa lançada em maio, que parece confusa no CD, mas é brilhante ao vivo. O solo de Tetsu no início mereceu atenção especial, e seu baixo manteve o ritmo firme em meio ao caos geral. Gara ficou deitado no chão enquanto cantava com gritos quase guturais. No meio da música ele ficou deitado de costas, agitando as pernas no ar. Yuu chegou perto demais e foi pego pelas pernas de Gara. A expressão do guitarrista foi hilária; de alguma forma ele se libertou, quase caindo enquanto Gara abaixava suas pernas calmamente. O mais surpreendente, porém, foi que, enquanto isso acontecia, Yuu continuou tocando perfeitamente, como se as pernas de Gara nunca tivessem o prendido pela cintura.

Mousou rendez-vous foi calma em comparação às anteriores, mas animou o Hibiya com seu memorável refrão. Gara disse que a próxima música seria a última, e Tozasareta rakuen começou. Foi uma apresentação competente, mas, comparada às outras músicas do Merry, pareceu não ter o que é necessário para uma última música. Talvez ele devesse ter trocado de lugar com Mousou rendez-vous. Porém, aquele não era o fim. O palco ficou escuro e por alguns minutos, mas logo um violão pôde ser ouvido, tocando uma melancólica melodia dos anos '30. Lâmpadas foram se acendendo aos poucos, iluminando o local com uma suave luz castanha cheia de atmosfera. Todos sabiam que essa era a abertura de Gekisei, o recente single de 15 minutos do Merry. Eles apresentaram a música com uma performance incrível. Algumas meninas tentaram dançar, mas logo desistiram, em lugar disso ficando estonteadas pela música.

Do sutil e melancólico início tocado por Yuu, os outros membros da banda, em uma rajada musical com a guitarra de kenichi acompanhada pela bateria de Nero. A concentração em seus rostos enquanto eles tocavam a complexa música contrastavam com a apaixonada apresentação de Gara enquanto ele cantava. A música se tornou mais e mais caótica e mais divertida aos seis minutos. Os membros passeavam pelo palco quando a mudança de ritmo chegava ao clímax com um grito de Gara, que introduziu novamente uma melodia mais tranqüila. O palco escureceu mais uma vez quando o violão voltou, trazendo um ar calmo e finalizando a música. A voz de Gara se tornou uma combinação de canto e choro enquanto as guitarras a seu redor levavam a um bonito solo de Yuu. Enquanto recitava as últimas palavras de Gekisei, "céu azul, mundo, sol, futuro, passado, humanos, você, paz, mentiras, eternidade, sonho, vida, esperança, desespero, maldição", Gara fazia gestos, apontando para si mesmo e ao redor, finalizando com um grito incrivelmente poderoso, quase sobrenatural, que arrepiou a todos. Com o palco escuro, a banda deixou Yuu finalizando a música, se tornando mais e mais frenético em sua guitarra até um final repentino, com uma caixinha de música soando nas caixas de som. A platéia continuou a olhar para o palco vazio até que a caixinha de música parasse de tocar. Ninguém falou durante a melodia, e depois fortes aplausos encheram o Yaon. Apesar de Gekisei parecer longa no CD, ao vivo ela é muito poderosa e impressionou toda a platéia.

Gekisei também não foi o final. Pedidos de um encore foram atendidos quando uma banda de carnaval brasileira dançou no palco, batendo em seus tambores e usando grandes e brilhantes enfeites na cabeça. Foi surreal, e não poderia haver mudança maior depois de Gekisei. A banda tocou sozinha por um tempo, apenas com seu líder. Logo duas garotas apareceram dançando no palco, seguidas por Nero. O que veio a seguir foi um Nerrorism especial para 2008, com o baterista do Merry tocando junto com a banda de samba. Logo a platéia estava dançando. Nero fez uma pequena batalha de bateria com o líder da banda brasileira, que conseguia bater mais rápido. Cada vez que ele fazia algo mais difícil, Nero se levantava e apontava sua baqueta para o homem, com um olhar desafiador. Logo o ritmo ficou muito rápido, e Nero se livrou de suas baquetas para usar as mãos. A platéia gritou seu nome quando ele pediu uma reação. O grupo de samba saiu e o restante do Merry voltou mais uma vez, criando um grande contraste com os membros todos vestidos de preto sobre um fundo de glitter e penas. Quando eles pegaram seus instrumentos mais uma vez, foi para tocar dois clássicos antigos com furitsuke, Yellow Girl e Violet Harenchi. Algo muito bom sobre o Merry é que eles gostam de introduzir músicas antigas em seus shows, o que a platéia também parece apreciar muito, já que os braços agitados passaram a fazer movimentos precisos acompanhando a música.

Após Violet Harenchi a banda fez um curto intervalo antes do segundo encore. Nero começou com um MC anunciando o show Merry Xmas, dizendo para a platéia que, se alguém estivesse sozinho no Natal, podia se juntar ao Merry. A banda também anunciou seu mais novo single, Fuyu no Castanet, para manter o clima natalino. Ele terminou pedindo aos fãs que continuassem os apoiando, apesar de ter dito 'tsukiatte kudasai', que pode ser traduzido como 'por favor, venham conosco'. Apesar de as bandas normalmente dizerem isso, combinado com os comentários sobre o show de Natal a frase criou uma atmosfera divertida, dando a entender que os fãs do Merry tinham um relacionamento com a banda.

O segundo encore começou com Charlie. Conforme a platéia dançava, eles cantavam junto com Gara, sendo possível ouvi-los acima do conjunto de instrumentos no palco. Previsivelmente, a próxima música foi Karappo na Uta. O riff de Yuu foi especialmente claro, enquanto Gara incentivava a platéia a gritar e serpentinas prateadas caíam no palco. Foi uma apresentação sobrenatural, e Gara pediu que a platéia cantasse junto com ele. Apenas o calmo arranhar dos instrumentos de Yuu e Tetsu podiam ser ouvidos, enquanto os outros membros diminuíam o volume de seus instrumentos para ouvir o Yaon cantar para eles. Gara cantou a primeira frase, 'Kujuu namete mo son wo suru you na yuuutsu na jidai sa', e a platéia seguiu com 'Kasureta koe de sakebi tsudzukereba ii', repetido algumas vezes antes de a banda pegar seus instrumentos novamente para terminar a música.

Antes do fim, o Merry tocou Soshite tooi yume no mata yume, cantada com clareza e paixão por Gara, o que fez algumas pessoas na platéia chorarem. Foi um fim comovente para o show, com uma música que ficou na mente do público muito tempo depois do Merry deixar o palco.

Quando saía do palco, Yuu parou para falar no microfone por um momento. 'Y.A.O.N', ele gritou para a platéia confusa. 'Yaon!', ele repetiu. A platéia riu e gritou enquanto o guitarrista saía, e finalmente foi a vez de Nero fazer uma reverência e sair com as bandeiras do Merry para finalizar o show no Retrock Festival Battle Triangle. A noite foi produzida por Nero, e ele promoveu um evento brilhante, um show que pode competir com o de Yokohama em maio. Os fãs deixaram o local vagarosamente enquanto a nova música, Fuyu no Castanet, soava nas caixas de som, mantendo a atmosfera do festival no ar e levando a mente do público para o próximo show.

Set list

01. Oriental BL Circus
02. Sweet powder
03. Aikoku ni ~masurao~
04. Saihate no Parade
05. Meisai no Shinshi
06. montage (música inédita)
07. LululuLalala
08. Hinodechou, machikado tsunderera ~2 ban Home hen~
09. Isezakichou Blues
10. Bluesy Night

(Escrita de Gara)

11. Kigeki no Taboo
12. Retro Future
13. Yasashisa Kid
14. Japanese Modernist
15. Midnight Shangrila
16. Mousou rendez-vous
17. Tozasareta rakuen
18. Gekisei

EN1.
Nerrorism Special '08
Yellow Girl
Violet Harenchi

Charlie
Karappo na uta
Soshite, tooi yume no mata yume
ANúNCIO

Galeria

Artistas relacionados

ANúNCIO