Cobertura

Live report Sel'm: Enter upon a new phase

06/01/2009 2009-01-06 12:00:00 JaME Autor: polina Tradução: Hikari

Live report Sel'm: Enter upon a new phase

Um live report do one-man do Sel'm no Rockmaykan, seu primeiro show como um quinteto.


© Sel'm - JaME - Polina Kogan
O Rockmaykan estava cheio com um público diverso que demonstrava emoções que iam de excitação à ansiedade. Já que era uma segunda-feira, a casa de shows não estava lotada, mas muitos fãs compareceram, ansiosos pelo show do Sel’m como uma banda de cinco membros, e a tensão no local parecia alta.

Depois do que pareceu muito tempo, disturbance começou, e os fãs bateram palmas e gritaram como fazem em qualquer show do Sel’m. Porém, o que aconteceu depois foi diferente do habitual, já que, junto com Takuma e Tsubaki, veio o novo guitarrista, Nagi, levantando os braços e cumprimentando a platéia como se fosse a coisa mais natural, apesar de uma força estranha poder ser sentida. Se reunindo em frente à bateria, os cinco membros desejaram sorte uns aos outros e o show começou com a agressiva Shingigan, tomando um ritmo rápido desde o início.

Se Nagi estava nervoso, ele fez um bom trabalho disfarçando, parecendo muito confiante e confortável como um membro do Sel’m. Takuma, depois de passar mais de três anos na frente, não tomou a posição da maioria dos baixistas, e, apesar de o palco do Rockmaykan parecer estreito, ele ia mais para a frente, ficando quase no mesmo nível dos outros membros. A seguir começou Parasitic root e a platéia chacoalhou a cabeça e agitou os braços, quase tanto quanto fariam em qualquer outro show do Sel’m. Alguém poderia dizer que ainda era a mesma banda, porém, a música seguinte, N∞°C, deixou óbvio que o Sel’m realmente mudou. Enquanto seu som era agora muito mais saturado e intenso, a nova formação permitia que eles tivessem linhas de guitarra mais elaboradas, melodias mais cativantes e um novo nível de energia transmitido através de sua música.

Durante uma pausa, enquanto o palco estava escuro, uma luz se acendeu sobre MANJ’, em pé atrás de sua bateria, gritando e agitando os braços, incentivando o público a fazer mais barulho. Continuando o show, o frontman Tora cumprimentou a platéia, pedindo mais uma vez que fizessem mais barulho, ao que eles obedeceram quando Mushi ga naku basho começou, chacoalhando a cabeça e agitando os braços freneticamente, apesar de algumas figuras assustadas ainda poderem ser vistas. Barefaced eye trouxe um clima completamente diferente do comum, e era visível que não apenas Nagi trouxe algo novo à banda, mas seu apoio deu mais liberdade a Tsubaki, que pareceu estar se divertindo. A platéia continuou pulando durante Spiral world, batendo palmas, acompanhando as batidas cativantes da música, e a essa altura todos pareciam participar com entusiasmo. Enquanto Tsubaki gritava em seu microfone, Tora parecia estar com problemas para encontrar o tom certo, mas disfarçou, dançando e parecendo muito confiante.

Após uma pausa, uma nova música, Saezuri, começou com acordes suaves, e a banda veio devagar para a frente do palco. As linhas de baixo elaboradas de Takuma eram impressionantes, se destacando na atmosfera quieta da encantadora música, e dessa vez Tora mostrou toda a beleza de sua voz, tocando a platéia com sua força. Em seguida, a banda tocou mais uma de suas composições bonitas e calmas, Tenohira no niji. Uma completa mudança no clima veio com LAMENT, uma das músicas mais antigas do Sel’m e uma das favoritas dos fãs, que acompanharam os membros com entusiasmo. Essa foi uma das menos bem sucedidas músicas da noite, com o som um pouco confuso e, enquanto os membros trocavam de lugar, ficava evidente que eles não estão acostumados a estar em um palco tão pequeno com cinco membros. A sinistra atmosfera se manteve durante Kumo nochi ame, e, enquanto MANJ’ agitava seus braços com uma expressão vívida no rosto, a platéia chacoalhava a cabeça, todos juntos, e gritava enquanto Tsubaki fazia um solo, que soou um pouco confuso. A seguir começou a música ainda não lançada dusty doll, que já tem sido tocada freqüentemente nos shows da banda, e o público pulou acompanhando o ritmo agitado. A banda parecia estar se divertindo, e foi especialmente bom ver um grande sorriso aparecer no rosto de Nagi. Uma energia mais positiva podia ser sentida em Roid, durante a qual MANJ’ tocou bateria em pé, agitando ainda mais a platéia, e a música pareceu ter um som novo, cativante e tocante.

Em uma curta pausa, MANJ’ jogou suas baquetas no palco várias vezes, e os outros membros continuaram instigando a platéia, enquanto o ar da casa de shows parecia se tornar perigosamente quente antes da última música do set. DEVASTATION começou com a platéia gritando e pulando ao som do ritmo agitado. No refrão, os fãs pulavam de um lado a outro da casa de shows, obviamente se divertindo. A banda parecia perfeitamente natural naquele dia. Quando a música terminou, os membros vieram para a frente, acenaram para a platéia e saíram do palco, e imediatamente a casa se encheu de vozes excitadas e barulhentas, discutindo sobre o novo membro e o novo Sel’m, e pareceram quase se esquecer de pedir por um encore.

Após alguns minutos com o público pedindo por mais, o carismático MANJ’ reapareceu e brincou com a platéia, e os outros membros apareceram em seguida. Erase the cast começou calma, e logo explodiu, sendo uma das músicas que pareceram mais afetadas pela mudança na formação. Em seguida a banda tocou mais uma música rápida, Akatsuki, durante a qual os membros se movimentaram mais pelo palco, enquanto a platéia chacoalhava a cabeça violentamente, e vieram para a frente do palco juntos, incitando o público.

Finalmente Tora, que parecia muito nervoso, falou um pouco com os fãs, apresentando o novo guitarrista. Apesar de o anúncio de Tora não ter soado muito claro, mais membros da platéia perceberam que Nagi era do Shulla, e um pouco de excitação pôde ser vista em alguns pontos. Nagi cumprimentou o público e pediu que eles continuassem apoiando o Sel’m de cinco membros, e os fãs aplaudiram. Tora anunciou que o novo single Creature será lançado no dia 14 de janeiro e que o Sel’m fará mais um one-man no mesmo mês - o "item secreto" que seria vendido no show dessa noite eram os ingressos para esse show. A casa de shows estava cheia de vozes alegres e, na atmosfera positiva, a música seguinte foi Creature, apresentada pela primeira vez. A música melódica tinha um toque mais pop e foi bastante diferente das músicas tradicionais da banda. Apesar disso, ela tinha características típicas do Sel’m, e foi concluída com um solo curto e impecável de Nagi. Algumas pessoas na platéia capturaram a essência e agitaram os braços ao som da melodia animada, e a banda pareceu contente com o resultado. Fechando o evento o Sel’m tocou a rápida e cativante Road of judgement, e a platéia explodiu em energia, agitando os braços enquanto a banda tocava. Incentivando o público a gritar mais uma vez, os membros finalizaram a noite, jogando palhetas, garrafas e até mesmo partes da bateria para a platéia, e parecendo satisfeitos enquanto deixavam o palco.

O Sel’m provou que qualquer preocupação que os fãs pudessem ter com relação ao novo membro não tinha fundamento - como uma banda de cinco membros eles agitaram o Rockmaykan ainda mais do que no dia anterior. É claro que houve algumas partes em que o som estava confuso e fora de tom, mas a banda não estava acostumada a tocar dessa forma e transpareceu seu nervosismo em alguns momentos. Porém, com o tempo e mais apresentações, seu novo som, intenso e mais detalhado, tende a se aperfeiçoar, e novos níveis de sucesso aguardam essa talentosa banda cheia de energia criativa.


Set list

Shingigan
Parasitic root
N∞℃
-SE-
Mushi ga naku basho
barefaced eye
spiral world
-BGM-
Saezuri
Tenohira no niji
LAMENT
Kumo nochi ame
dusty doll
Roid
DEVASTATION

ENCORE:
Erase the cast
Akatsuki
-MC-
Creature
Road of judgement
ANúNCIO

Artistas relacionados

Sel'm: Enter upon a new phase

Entrevista com o Sel'm © Sel'm - JaME - Non-Non

Entrevista

Entrevista com o Sel'm

O JaME conversou as novas estrelas da cena visual kei sobre vários assuntos, incluindo sua recente mudança na formação, os planos para o futuro e mais.

Sel'm TOUR FINAL no Harajuku ASTROHALL © Sel'm - JaME - Non-Non

Cobertura

Sel'm TOUR FINAL no Harajuku ASTROHALL

O Sel'm concluiu sua primeira turnê como um quinteto com um bem sucedido one-man no Harajuku ASTROHALL.

Live report Sel'm: Enter upon a new phase © Sel'm - JaME - Polina Kogan

Cobertura

Live report Sel'm: Enter upon a new phase

Um live report do one-man do Sel'm no Rockmaykan, seu primeiro show como um quinteto.

Live report Sel'm: the Last Supper KEY WORD © Sel'm - JaME - Polina Kogan

Cobertura

Live report Sel'm: the Last Supper KEY WORD

O Sel'm tocou um show esgotado no Meguro Rock Maykan pela última vez como um quarteto.

ANúNCIO