Cobertura

9GOATS BLACK OUT no Shimokitazawa MOSAiC

11/12/2008 2008-12-11 12:00:00 JaME Autor: polina Tradução: R.

9GOATS BLACK OUT no Shimokitazawa MOSAiC

O 9GOATS BLACK OUT tocou ao lado Dummy's Corporation em show totalmente esgotado.


© 9GOATS BLACK OUT
O pequeno Shimokitazawa MOSAiC estava lotado com uma platéia diversificada, pronta para ver duas bandas muito diferentes vindas de Niigata, os ingressos para os shows se esgotaram em poucos dias. O salão estava muito iluminado, com uma decoração simples, paredes pintadas de branco, algo incomum para o show de uma banda com uma atmosfera tão sombria como o 9GOATS BLACK OUT, o que o tornou ainda mais interessante.

Não havia cortina e por isso, quando a pista escureceu e a habitual introdução clássica foi tocada, o palco vazio, cheio de luz vermelha, foi exposto. Lentamente, primeiro os membros suporte, e em seguida utA e hati apareceram, sem grandes gestos, enquanto o público continuava em silêncio. Finalmente, ryo entrou vagarosamente no palco e levantou seus braços em uma dramática saudação silenciosa.

O show começou com sink, e uma atmosfera de calma e simplicidade, com um mínimo de movimento, tomou o palco iluminado de azul. Já que os quatro membros permaneceram quase estáticos, se concentrando em tocar seus instrumentos e ocasionalmente cantarolando, a atenção da multidão estava centrada em ryo com seus gestos excêntricos e expressões faciais em constante mudança. Como em todas as performances ao vivo da banda, sink soou um pouco diferente da versão em estúdio, pois ryo tende a acrescentar em algumas linhas extras no final da canção. Em seguida veio 690min, com seu clima mais agressivo, e enquanto os membros foram à frente para dançar e gritar ao microfone, o público agitou ferozmente. Sem surpresas, a quieta Yasou -nocturne- foi a próxima, pois a banda parece gostar que as três primeiras músicas sigam este padrão. utA parecia mais artístico do que o normal e junto com ryo, que se movia pelo palco atrás dele, e hati, realizaram uma pequena pantomima.

ryo quebrou o silêncio gritando para o público, que respondeu levantando seus braços e gritando os nomes dos membros em voz alta, e conversou um pouco mais com a platéia, introduzindo a banda e pedindo a todos para se divertirem. E embora não seja um hábil mestre de cerimônias, ele parecia gostar de ter um pouco mais de intimidade com a platéia. Para o começo de raw, sons distorcidos tomaram a pista, enquanto ryo irrompeu da névoa para agarrar o pedestal do microfone com sua respiração ruidosa. O resto da banda tornou-se quase estático novamente, apenas utA parecia dançar estranhamente de vem em quando. As intensas linhas de baixo de hati eram quase tangíveis e vivas, contrastando com a frágil e insegura interpretação de ryo. A atmosfera mudou para Lestat, enquanto ryo rastejava pelo palco, cantando e gritando loucamente, tocando e acariciando os membros da banda com um olhar insano, e os outros, especialmente utA, também fingiram o mesmo. O público também acordou de seu transe - as primeiras filas agitaram violentamente ao som caótico da música. Em seguida veio ROMEO, uma canção inédita porém memorável, que começou discretamente com batidas simples e ryo cantando quase como um rap. Durante a ponte, akaya se destacou, cantando quase metade das letras com uma voz aguda, enquanto ryo se sentou perto da beira do palco, lambendo seus dedos, como se procurasse alguém invisível ao longe.

ryo agradeceu o público, que respondeu com palmas, e os membros foram para o fundo do palco para uma pausa, enquanto uma canção atmosférica de piano continuou a tocar. Quando todos voltaram à frente, ryo falou sobre a beleza dos olhos que os assistiam naquela noite, e disse que ele queria cantar uma canção sobre a neve, iniciando Sleeping Beauty. Ele descartou aquela aparência de loucura, ficando de joelhos e cantou com emoção ao som das melodias suaves e intrincadas desta bela canção, deixando a platéia hipnotizada. Em seguida veio in the rain, outra música inédita, mas que vem sendo tocada com freqüência e é uma das favoritas do público. E enquanto o tom da melodia variava, o palco se tornava escuro e iluminado novamente. ryo colocou o fio do microfone ao redor do pescoço, e veio à frente para cantar intimamente para a platéia, olhando diretamente em seus olhos, e utA cantarolou em uma voz suave e agradável. float discretamente, com vocais quase sussurrados e com o público em silêncio. Enquanto a voz de ryo ficava mais forte, ele começou a pedir para o público se mexer, dada a ordem, muitas pessoas levantaram seus braços e o vocalista respondeu com um sorriso insano no rosto. Enquanto ryo saudava o público e utA ia até a frente do palco, erguendo seus braços em um gesto provocante, a platéia agitou seus punhos e gritou com toda sua força. Os fãs estavam prontos para baterem cabeça em headache, uma canção agressiva com ritmos desiguais e melodias contrastantes, com um certo clima da velha guarda em seu som, e enquanto o sério hati se concentrava em seu baixo, foi interessante ver ryo dando tapinhas na cabeça do baixista.

Com o fim do set, e sorrindo bastante, a banda deu adeus à multidão, que primeiro aplaudiu, mas quando ryo jogou um beijo para a platéia, todos foram a loucura. Enquanto a banda deixava o palco, sua música continuava tocando pelo ar, e a mágica criada pela banda deixou um gosto agradável e duradouro.

Alguns fãs começaram a deixar o local, mas a maioria ficou para assistir a performance do Dummy's Corporation, apesar da banda ter um som eletrônico bem alegre, foi um show muito divertido. Os fãs que ficaram para trás fizeram a escolha certa; logo que o Dummy's Corporation voltou para o bis, eles repentinamente chamaram ryo ao palco. Ele veio com suas roupas normais, sem maquiagem e conversou com Kazutoshi Yokoyama o tecladista do Dummy's Corporation, parecendo um pouco tímido, bem diferente do frontman confiante de aparência demoníaca que estava tocando há uma hora atrás. As duas bandas compartilham as mesmas raízes - os integrantes vieram de Niigata e se conheceram muito antes de virem para Tóquio. Eles fizeram algumas piadas e então encorajaram o público para chamar utA, que também apareceu com roupas casuais.

Agora como o quarteto Dummy Goats, eles tocaram salient soul, uma música original escrita especialmente para esta session, que possuía um som bem peculiar, com uma atmosfera sombria, atribuída à presença da parte "Goats" da banda, mas com muitos sons eletrônicos, cortesia da parte "Dummy". Os vocais suaves de ryo soaram bem autênticos ao lado do som eletrônico distorcido da voz de Yokoyama. Enquanto utA fazia poses exageradas, ryo continuava a agir insano como sempre, e considerando que ele não estava usando maquiagem e nem um visual produzido, era uma cena bastante divertida. Depois que a música terminou, hati e Hitoki, baixista do Dummy's Corporation, apareceram, e as bandas discutiram suas origens e fizeram mais piadas, antes de apresentarem outra colaboração - desta vez um cover de KICK IT OUT do Boom Boom Satellites, um som mais pesado e agitado, que fez ryo dançar pelo palco, flertando com Hitoki, e todos os membros agitaram a pista, com sorrisos largos nos rostos. Deste jeito positivo, o Dummy Goats deu adeus à platéia que gritava, acenando e agradecendo à todos, deixando para trás um salão cheio de conversas animadas.

Ultimamente, os shows do 9GOATS BLACK OUT têm mudado, a banda não está mais tão quieta e está se tornando mais próxima do público, interagindo com eles e se movendo mais no palco. Isto fez seus shows perderem parte de sua magia e encanto, entretanto, criou um clima mais intimista, fazendo os fãs sentirem uma ligação entre eles e a banda, ao invés de serem simples observadores. Em todo o caso, o 9GOATS BLACK OUT não é uma simples banda, mas artistas, que criam um show incrível com sua música intensa, grande presença de palco e atmosfera fascinante, deixando uma impressão duradoura em cada membro da platéia.


Set list:

01. sink
02. 690min
03. Yasou -nocturne-

04. raw
05. Lestat
06. ROMEO

07. Sleeping Beauty
08. in the rain
09. float
10. headache

Session:
01. salient soul (Dummy Goats)
02. KICK IT OUT (Boom Boom Satellites)
ANúNCIO

Galeria

Artistas relacionados

ANúNCIO