Mais um ano se passou e mais um ano recheado com música japonesa se expandiu ao redor de todo o globo. Praticamente um fluxo constante de bandas vieram do Japão para se apresentar em eventos no exterior ou até mesmo para realizar turnês em diversos continentes. Para uma grande parte dessas bandas não era a sua primeira vez no exterior e especialmente na Europa parece que a oferta foi maior que a procura. Por outro lado, o mercado de musica japonesa na América do Sul cresceu lentamente mas de forma constante, resultando em diversas bandas se atravendo a visitar o continente sul-americano também.
Infelizmente, nesse ano diversas bandas encerarram suas atividades e para a decepção de alguns, houveram também shows cancelados. No entanto, diversos artistas se apresentaram com sucesso no exterior, assim como o Japão teve um ano repleto de eventos interessantes.
A equipe do JaME também trabalhou bastante novamente, chegando ao total de 231 artigos (entre entrevistas, live reports e outros), mais da metade dos perfis traduzidos e aproximadamente 1104 notícias na versão brasileira, um novo recorde esse ano. Com isso esclarecido, gostaríamos também de agradecer a todos os artistas e suas equipes que acreditam em nosso trabalho, assim como nossos leitores. Sem vocês, nada disso teria sido possível!
Então vamos conferir a respectiva de 2008 com alguns eventos selecionados como os mais importantes do ano que se passou, pela equipe do JaME.
Janeiro, Fevereiro: girugamesh na Europa
Em relação à shows de bandas japonesas no exterior, o ano começou relativamente quieto.
girugamesh foi uma das poucas bandas que não se impressionou com as temperaturas de inverno da Europa e realizou shows em diversos países. Não foi a primeira vez que a banda tocou no exterior, já que eles já se apresentaram em alguns festivais ao redor do mundo, mas essa turnê completa foi um definitivamente passo novo e para frente dessa jovem banda cuja carreira continou a crescer em 2008.
Março: X JAPAN se reúne no Japão
Apesar de não ter acontecido no exterior, um evento no Japão não pode deixar de ser mencionado. Depois do revival de
LUNA SEA em Dezembro de 2007, foi a vez da legendária banda de rock
X JAPAN realizar três shows de revival em março. Foi certamente um evento bombástico, no qual nem gastos nem dores foram poupados para criar um show fantástico, apesar de que nem tudo saiu como planejado. Além disso, o JaME também se envolveu com o evento, oferecendo a possibilidade de compra de ingressos para um dos shows e cobrindo o show, a conferência de imprensa e outros.
Infelizmente, os vários lives revival prometidos para acontecer no exterior foram continuamente adiados ou cancelados por diversos motivos, o que se tornou um grande desapontamento para diversos fãs.
Março, Abril: Taste of Chaos nos Estados Unidos
A edição desse ano da turnê
Taste of Chaos nos Estados Unidos se tornou uma surpresa muito agradável para diversos fãs americanos de jrock já que as bandas
D'espairsRay,
MUCC e
the Underneath fizeram parte da turnê extensiva. Com mais de trinta concertos, todos se apresentaram ao redor do país, o que proporcionou a muitos fãs a chance de assistir essas três bandas ao vivo.
Lançamento de versões americanas do CD também fizeram parte da promoção das bandas, e é certo dizer que com isso eles chamaram bastante atenção dos fãs de rock americanos e provavelmente conquistaram bastante fãs novos, além dos que já gostavam das bandas anteriormente.
Em novembro, o
MUCC também participou da versão européia da turnê, que foi muito menor e aconteceu principalmente no Reino Unido.
Abril: T.M.Revolution nos Estados Unidos
Após ficar ocupado com a sua banda
abingdon boys school por algum tempo,
Takanori Nishikawa reviveu sua carreira solo esse ano. Com diversas atividades ao longo do ano, o artista eletrônico pop deixou sua marca em 2008, mas o evento mais memorável para seus fãs americanos foi sua apresentação no Comic-Con em Nova Iorque, sua primeira perfomance nos Estados Unidos em quatro anos.
Maio: hide memorial
No dia 2 de maio, completou-se 10 anos desde que o talentoso artista solo e guitarrista
hide faleceu. Diversos eventos memoriais foram realizados, começando com um grande concerto que durou dois dias, com uma grande variedade de bandas em Tóquio.
Além disso, o JaME criou um extensivo tributo ao artista, mais especificamente uma série de artigos onde várias bandas, artistas e amigos de
hide escreveram sobre o quanto ele representou para eles. Juntamente com isso, houve bastante cobertura dos shows e das conferências de impressa que também ocorreram.
Maio: L'Arc~en~Ciel na França
Seguindo a moda, a incrivelmente popular banda
L'Arc~en~Ciel também realizou um show no exterior esse ano. Apesar de terem nomeado a turnê de "turnê mundial", a banda só se apresentou na Ásia e em um concerto em Paris, reunindo fãs de toda a Europa para assistir o quarteto ao vivo na França.
Maio, Junho, Julho: miyavi World Tour
Sempre no centro das atenções, o rockstar
miyavi realizou uma versão melhor de uma "turnê mundial" esse ano. Começando nos Estados Unidos, o artista seguiu para a América do Sul onde o JaME Brasil tomou conta de suas perfomances. A Europa foi a próxima, seguido pela Ásia e logo após uma série de concertos no Japão.
No Brasil, a comoção em torno do artista foi grande. Após os ingressos para o primeiro show terem rapidamente esgotados, miyavi e sua equipe concordaram em realizar um outro show. No resto do mundo, a maioria dos seus shows também esgotaram e miyavi não teve problemas em fazer a platéia tremer em todos os palcos no qual se apresentou ao redor do mundo. Novamente o JaME esteve presente, assim como já estivemos presentes em todas as outras aventuras do
miyavi no exterior, com diversas entrevistas e live reports durante a turnê.
Julho: Japan Expo na França
Os visitantes, assim como o número de artistas, que participam do evento francês Japan Expo continua a crescer cada ano. Esse ano, compareceram uma grande quantidade de bandas, apesar da grande maioria ser menos famosa dos que as que se apresentaram nos anos passados, o que deu-lhe a oportunidade de se apresentar para uma audiência maior.
Alguma das bandas que se apresentaram foram
AciD FLavoR,
Aoi,
BETTA FLASH,
CATSUOMATICDEATH,
lost color people,
machine,
Ra:IN,
SCANDAL, além do aparecimento de
miyavi. Os resultados foram bastante variados, dando uma idéia da diversidade musical japonesa.
Julho: Anime Expo nos Estados Unidos
Como todos os anos, enquanto o Japan Expo ocorre em Paris, a Anime Expo ocorre em Los Angeles, nos Estados Unidos. A AX ofereceu uma linha diferente de artistas e dessa vez a
idol Shoko Nakagawa, as bandas de rock
LM.C e
GaGaalinG e o vocalista
Riku (
Phantasmagoria,
chariots) estavam presentes.
Agosto: GLAY nos Estados Unidos
Após 20 anos de existência mas sem uma única perfomance fora da Ásia, a banda
GLAY também se juntou aos outros e realizou uma breve turnê na costa oeste dos Estados Unidos, para a alegria de muitos fãs da banda. Quem sabe, talvez eles também foram picados pelo mosquito do exterior e acabem retornando à terras ocidentais em breve!
Setembro: Aya Matsuura no Japão
Apesar que apresentações da
idol Aya Matsurra em sua terra natal não sejam raridade, o fato que o JaME conseguiu cobrir o evento com um live report e uma mensagem em vídeo exclusiva marcou a nossa cooperação com a Hello! Project. Sempre procurando por uma maneira de agradar mais aos fãs de pop e atender às suas necessidades, esse foi definitivamente um passo à frente para o lado pop do JaME!
Novembro, Dezembro: Dir en grey nos Estados Unidos
Tão controversos como nunca, a banda
Dir en grey realizou uma turnê nos Estados Unidos que incluiu duas paradas no Canadá em Novembro e no começo de Dezembro. Até agora, a turnê foi a maior turnê solo da banda, incluindo mais de vinte perfomances ao redor do país. A turnê coincidiu com o lançamento de
UROBOROS, o mais novo álbum da banda que foi premiado com diversas resenhas positivas da mídia ocidental.
Novembro, Dezembro: MONORAL na América Latina
Desde o ano passado, a cena de jrock na América do Sul tem crescido constantemente e mais e mais artistas e suas equipes têm percebido as minas de ouro do jrock que países como Brasil, Chile e Argentina possuem.
A primeira banda a realizar uma extensiva turnê pela América Latina foi a dupla de rock
MONORAL, que se apresentou onze vezes em quatro diferentes países, guiados pela equipe brasileira do JaME.
Além do mais, se você estiver curioso para saber o que os membros da versão americana do JaME consideram como "o melhor de 2008", vejam esse post no
weblog do JaME, em inglês.
Esperamos encontrar vocês novamente em 2009 e desejamos o melhor para todos nesse próximo ano!