Entrevista

Entrevista com o Sugar na Oni-con 2008

27/01/2009 2009-01-27 12:00:00 JaME Autor: JR Tradução: Rast

Entrevista com o Sugar na Oni-con 2008

Após tocar em Houston, Texas na convenção Oni-con, o JaME teve uma oportunidade de se sentar com o Sugar para uma breve entrevista.


© Graveyard Records
Após um longo dia de entrevistas, autógrafos e sessões de fotos, o Sugar sentou-se com o JaME para falar um pouco sobre seu período nos Estados Unidos. Durante a entrevista, a banda também contou sobre seu passado e sua abordagem musical.


Vocês podem se apresentar para nossos leitores do JaME?

Loki: Eu sou Loki, o vocalista.
SIZNA: Eu sou SIZNA, o guitarrista.
Shingo: Eu sou Shingo, o baixista.
Atsuto: Eu sou Atsuto, o baterista.

Esta é a primeira vez que vocês tocam nos Estados Unidos. Como estão se sentindo?

Loki: Nós simplesmente estamos felizes em poder fazer um show aqui. Eu já havia escutado de alguns amigos que o poder da resposta da platéia é incrível, e nós pudemos fazer um bom show.

Vocês podem nos contar um pouco sobre o show de ontem à noite?

Loki: Bem, como eu já disse, eu acho que nos deram muita energia, então eu acho que nós pudemos fazer um bom show.

Como vocês se sentem ao tocar com uma banda com um estilo musical completamente diferente do seu?

SIZNA: No Japão, tocar com bandas diferentes umas das outras acaba se tornando um bom estímulo, ou também nos leva a conhecer que aquele tipo de som também existe, então é bem prazeroso.

Vocês parecem ser bem abertos para incorporar novos aspectos à sua música. Vocês podem nos dizer como vocês decidiram partir para o estilo "antlion" de música acústica, como a que foi tocada no seu show no duo Music Exchange?

Atsuto: Todos nós estamos bastante dispostos a trazer novos elementos à nossa música. Nós continuamos querendo usar diversos novos elementos, mas isso não significa que nós não nos importamos com o que já foi produzido pelo Sugar. Se não tivéssemos o que já fizemos no passado conosco, mesmo que nós queiramos algo novo, mesmo que alguém diga "ei, alguém já fez isso", isso acaba aí. Então, por causa disso, enquanto nós continuamos fazendo as mesmas coisas antigas, nós ainda estamos procurando por novas coisas para o futuro. Como parte disso, nós fazemos músicas acústicas, por exemplo, ou chamamos um tecladista e um saxofonista para tocar conosco em nossos shows e, em cima disso, criar um desafio para a banda. Como você sabe, o estilo de música antiga era acústica. Então, enquanto nós estudamos esse aspecto, nós tentamos fazer algo novo; é um tipo de ciclo.

Para aquelas pessoas que nunca ouviram falar do Sugar, como vocês explicam sua sonoridade?

Atsuto: Hey Shingo! (em inglês)
Shingo: Eu vou responder?!
(todos riem)
Shingo: Como eu posso dizer... à primeira vista, o que fazemos é visual kei, mas música não é visual kei. O fato de que nós podemos fazer qualquer coisa é definitivamente uma vantagem. Também, sendo parte do visual kei: à primeira vista, nós temos um limite quanto a isso, mas como nós mencionamos antes, todos somos abertos para diversos tipos de sons e, por estarmos procurando por eles, nós estamos fazendo todos os tipos de música. Nós estamos fazendo música para liberar o prazer de sua real emoção através de cada música, então, se todos entenderem isso, nós ficaríamos felizes.

Vocês sentem que sua aparência é essencial para expressar seu som?

SIZNA: É essencial.
Loki: Hm, bem, se eu disser que somente gosto disso, é verdade, mas… com as letras, com o aspecto do mundo que elas criam, e quando você pensa sobre isso, é uma coisa essencial para formular as performances, eu acho.

Esta é uma pergunta para SIZNA: você é conhecido por suas atitudes malucas no palco. Pode explicar o porquê de você agir assim?

SIZNA: Pessoalmente, para mim é o som da guitarra, é um tipo de expressão que surge ao tocar a guitarra. Bem, é óbvio que quando você toca vai haver som, mas, ao fazer gestos, trejeitos e outras coisas com o corpo, este som fica melhor transmitido, e isto é parte da minha idéia. Além disso, meu professor uma vez me disse, "Se seu rosto não ficar distorcido, a sua guitarra também não vai ficar!" Isto ficou na minha cabeça por muito tempo; eu acho que a base disso tudo surgiu com esse ensinamento.

Cada membro pode falar um pouco sobre suas influências musicais?

Loki: Bem, eu sou bem eclético, mas eu não cresci com rock ou algo do tipo. Eu cresci ouvindo músicas populares japonesas, então as influências disso são bem fortes. Não dá para citar pessoas ou alguma outra coisa. Não é que eu sempre quis ser um cantor de rock ou algo parecido, mas eu queria me tornar um vocalista de qualquer forma, então acho que isso é suficiente para explicar.
SIZNA: Para mim, são as músicas ocidentais. Eu também gosto bastante de J-Pop, mas isso só serve para "temperar", pois também gosto de jazz, blues e fusion, assim como de todos os elementos neles envolvidos.
Shingo: Eu, pessoalmente, escuto tanto J-Pop, como rock pesado. Além disso, também gosto de jazz e fusion.
Atsuto: Para adquirir conhecimento, eu acho que já escutei todos os estilos musicais. Então peguei aqueles que mais gostei, aqueles que escuto na maior parte do tempo.

O que vocês acham de sua primeira apresentação nos Estados Unidos ter sido numa convenção de anime?

SIZNA: Nós não estamos realmente preocupados com isso, porque o mais importante é termos um palco para que possamos fazer nosso show, e isto foi o mais importante.

Como vocês se sentiram com as reações dos fãs no show de ontem à noite?

SIZNA: Primeiramente, suas vozes eram bem altas.
Loki: As reações deles são bem sinceras. Suas respostas para nossa performance ou para algo que nós fazemos durante ela são bem rápidas e naturais.

Vocês conseguem ver seu som mudando mais em um futuro próximo? Além disso, vocês têm algum evento como os acústicos que vocês já realizaram planejados?

SIZNA: Nós gostaríamos disso, caso houvesse uma chance.

O que vocês estão achando do Texas?

SIZNA: Nós não ficamos muito tempo fora do hotel, então...

Ah, que pena! Se vocês tivessem uma oportunidade de ir a algum lugar, qual seria?

Loki: Eu gostaria de ir conhecer Terryman.

Quem?

Loki: Ele é um personagem de "Músculo Total".
(todos riem)
Loki: Deixando as piadas de lado, a pessoa que sentou ao meu lado no avião era do Texas, e ela me disse, "Não há nada no Texas além de bife, e a comida mexicana também é muito boa". Então, ontem, nós comemos tacos, e hoje pretendemos comer bife.
Atsuto: Basicamente, e isso deve ser por causa do período do ano, mas quando nós chegamos, o clima não estava nem quente nem frio. Se você me perguntar se a temperatura estava ideal, eu teria que dizer que não. Parece um calor sufocante... a umidade é muito alta. Isso foi o que achei. Mas caso nós possamos ir a algum lugar, eu gostaria de ir a qualquer lugar quente, mas seco.
Shingo: Eu gostaria de ir a Sugarland. É uma cidade ou um país?

Eu acho que é uma cidade.

Shingo: Mais do que conhecer algum local, eu gostaria de fazer mais um show.

Você está certo, seria bem melhor.

Shingo: Com certeza. (risos)

Loki, seu aniversário está se aproximando. Você tem algum plano especial?

Loki: Eu estou planejando comemorá-lo no aeroporto em New Jersey.

Loki, antes da sessão de perguntas e respostas, você disse que gostaria de fazer algum design de bijouterias. Isto é algo no que você está trabalhando agora ou algo que você gostaria de fazer no futuro?

Loki: O design de bijouterias... eu ainda não fiz nada, mas eu gostaria de fazer algo do tipo futuramente, caso eu tenha uma chance.

Vocês podem mandar uma mensagem para seus fãs?

Loki: Bem, já faz quatro anos desde que o Sugar começou, e finalmente nós realizamos nosso primeiro show fora do Japão. Ao mesmo tempo em que nós estamos bastante felizes por podermos tocar no Texas, nós também esperamos expandir nossas atividades por todo o mundo, então, por favor, esperem por isso.
SIZNA: O JaME coloca live reports nossos frequentemente, e eu tenho certeza de que pessoas que os leram vieram para o nosso show ontem à noite também, como também sei que existem pessoas que leram nossos reports e não puderam nos assistir ainda. Portanto, meu desejo é que nós possamos tocar nesses países também, então, por favor, cuidem de nós aqui e também nos outros locais.
Shingo: Finalmente nós realizamos nosso primeiro show fora do Japão ontem, mas a diferença das reações dos fãs aqui e também a rapidez com a qual suas respostas vieram a nós foi bastante interessante. Ao mesmo tempo que foi interessante, existiram também coisas das quais tiramos algumas lições. Se há algum meio que nos possibilite de viajar pelo mundo e fazer shows, nós gostaríamos de ser ativos nesse campo, e eu acho que seria ótimo que as pessoas pudessem conhecer mais do Sugar através disso.
Atsuto: Eu me diverti muito no show de ontem e também sinto que gostaria de tocar em vários outros lugares. No fim, pode ser exagerado que eu diga pessoas de todo o mundo, mas eu gostaria que todas as pessoas que já nos ouviram pudessem apreciar nossa música e nossos shows, é isso o que eu desejo.


Agradecimentos especiais ao Sugar, ao staff da Oni-con e à tradutora Midori Meajima, da Cure, por toda a ajuda.
ANúNCIO

Artistas relacionados

Lançamentos relacionados

Álbum CD + DVD 2008-11-05 2008-11-05
Sugar
Álbum CD 2008-11-05 2008-11-05
Sugar

Sugar 2005-2009

Sugar - [Re:261156] addere © Sugar Folkfull / Under Code Productions

Resenha

Sugar - [Re:261156] addere

Sugar mistura sua sonoridade antiga e nova num belo mini-álbum.

Sugar LAST ONE-MAN LIVE © Sugar

Cobertura

Sugar LAST ONE-MAN LIVE

O Sugar causou um forte último impacto com seu último show, realizado no Shibuya O-EAST em 4 de julho

Sugar na Oni-con no Texas © Sugar - Caroll Kong

Cobertura

Sugar na Oni-con no Texas

Em dezembro de 2008, o Sugar tocou seu primeiro show na América em Houston, Texas. O JaME estava lá para cobrir este evento especial.

Sugar no Tokyo Kinema Club © Sugar - Graveyard Records - JaME

Cobertura

Sugar no Tokyo Kinema Club

No dia 1º de Fevereiro, o Sugar concluiu sua primeira turnê one-man com um show elegante e bastante único no Tokyo Kinema Club.

Sugar: single e turnê one-man de despedida © JaME

Notícias

Sugar: single e turnê one-man de despedida

Sugar se despedirá dos fãs com um último single, uma nova turnê one-man e uma série de eventos com outras bandas.

Sugar se separa © JaME

Notícias

Sugar se separa

O Sugar encerrará suas atividades no dia 4 de julho com um último show no Shibuya O-EAST.

Entrevista com o Sugar na Oni-con 2008 © Graveyard Records

Entrevista

Entrevista com o Sugar na Oni-con 2008

Após tocar em Houston, Texas na convenção Oni-con, o JaME teve uma oportunidade de se sentar com o Sugar para uma breve entrevista.

Black Ant and White Sugar vol. 4 no Shibuya O-EAST © Sugar

Cobertura

Black Ant and White Sugar vol. 4 no Shibuya O-EAST

Um report do show que contou com Sugar, 9GOATS BLACK OUT, DaizyStripper, Amaterasu, Sel'm, RENTRER EN SOI e Matenrou Opera.

O 'estilo antlion' do Sugar no DUO -Music Exchange- © Sugar

Cobertura

O 'estilo antlion' do Sugar no DUO -Music Exchange-

O surpreendente show do Sugar levou os fãs à uma jornada musical mágica.

ANúNCIO