Cobertura

SUGIZO GIG 2008 ~RISE TO COSMIC DANCE~

16/02/2009 2009-02-16 12:00:00 JaME Autor: Non-Non Tradução: R.

SUGIZO GIG 2008 ~RISE TO COSMIC DANCE~

Um relato do espetacular show de SUGIZO no SHIBUYA-AX em 19 de Dezembro.


© SUGIZO
Sons simples de sintetizador e percussão ecoavam pela pista enfumaçada, e luzes calorosas iluminavam o chão. Trinta minutos tinham se passado do horário programado para o início do show e as pessoas estavam ficando impacientes, batendo palmas e chamando por SUGIZO. Quando o local escureceu e os membros apareceram no palco banhados pela luz azul, o público se animou, e logo passou a gritar quando SUGIZO finalmente apareceu.

O show começou com TELL ME WHY?, que é uma mistura de trance psicodélico e rock pesado. Nas luzes piscantes, SUGIZO cantou e tocou guitarra ao som das explosões. O baixista FIRE se empolgou e correu pelo palco, enquanto os fãs erguiam seus punhos e pulavam. Eles estenderam suas mãos para SUGIZO, que terminou de tocar seu emocionante solo de guitarra e levantou sua mão direita. A animada EXORCISM se seguiu, com sua grande introdução e o grito de SUGIZO. Takumi Samejima agitou e tocou guitarra, acompanhado pelo ritmo poderoso do baterista Greg Ellis e dos percussionistas K-Ta e Kenji Yoshimura, que fizeram o chão tremer enquanto os fãs erguiam seus punhos em conjunto.

SUGIZO trocou de guitarra, arranhando-a de acordo com o sintetizador tocado por d-kiku e então a próxima música, THE CAGE, começou. A vocalista ORIGA cantava como se murmurasse e SUGIZO mostrou outro belo solo de guitarra, enquanto se movimentava pelo palco. Em 1000 Knives, um cover do grupo Yellow Magic Orchestra, imagens orientais foram projetadas no telão. O longo solo de guitarra se misturava com a melodia tipicamente japonesa e a percussão, num timing perfeito. Sons de guitarra eram adicionados à bateria e ao baixo, então a inédita ENOLA GAY começou. O som pesado e o ritmo barulhento fizeram o chão tremer, e os vocais limpos de ORIGA eram adicionados à música dramática. Imagens de testes nucleares, homens bomba, pessoas rezando, Virgem Maria, etc. eram projetadas no telão uma após a outra, e a mensagem de "NÃO ÀS ARMAS NUCLEARES, FAÇA MÚSICA" era mostrada ao público. Foi uma cena impressionante, onde a mensagem de "Paz e amor" foi misturada ao rock pesado.

Aqui, o clima do show mudou de repente, e o ritmo bossa nova de DELIVER... começou com uma estranha introdução que se parecia com faíscas de eletricidade. O baixo tocado por FIRE e o violão tocado por Takumi misturavam-se ao dueto de SUGIZO e ORIGA, criando uma atmosfera acolhedora. O trompete de Shinpei Ruike foi adicionado em seguida, tornando o arranjo jazzy da música mais estranho. Era dificil classificar a canção, mostrando a diversidade do gosto musical de SUGIZO. Twisted Circle começou com um frio arpejo de guitarra e baixo, e o violino tocado por SUGIZO soou de forma clara e bela. Os vocais misteriosos de ORIGA, o som do baixo de FIRE, a suave percussão de K-Ta e Kenji, a bateria poderosa de Greg e os elegantes sons de trompete de Shinpei foram todos bem misturados, e criaram uma cena fantástica com a grande lua brilhando no telão.

Sons que pareciam saídos do Oriente Médio dançavam pelo palco, e, em seguida sons limpos de guitarra soaram e INITIATION começou. Duas dançarinas do ventre, Nourah e Sali, apareceram nos lados do palco, movendo sensualmente seus quadris. SUGIZO cantou silenciosamente como se sussurrasse, e o trompete e a percussão soaram calorosamente. SUGIZO deixou o palco e retornou com um chicote nas mãos, e então, de repente, começou a chicotear o chão. Bateria, trompete e percussão soaram cada vez mais alto, enquanto as duas dançarinas se moviam com mais intensidade, e SUGIZO andou pelo palco estalando o chicote banhado pelas luzes. Então, SUGIZO pegou seu violino e começou a imitar os movimentos das duas dançarinas. Quando ele gritou e a excitante performance chegou ao fim, toda a platéia do AX estava aplaudindo e vibrando.

"Eu os convido ao melhor espaço do universo." No número instrumental COSMOSCAPE, Takumi tocou belos acordes no violão ao lado do som da guitarra viajante de SUGIZO. Imagens da natureza, como o mar, savanas, montanhas, florestas e o céu, foram projetadas no telão uma após a outra, combinando com a grande música e criando um espaço infinito. Kenji, FIRE e Takumi seguravam pequenos tambores nas mãos, enquanto SUGIZO tocava percussão com baquetas. O poderoso ritmo romântico, combinado com as imagens de chamas no telão, tornou-se mais intenso e mexeu com os instintos da platéia. Então, a lenta balada Elan Vital começou a tocar com belos sons de sintetizador. Imagens do fundo do mar e do céu eram projetadas na tela. Luzes vindas do palco alcançaram o público como holofotes iluminando o fundo do oceano. Sons cristalinos de guitarra e trompete surgiram, se misturando à beleza do som dos arpejos da guitarra distorcida. Na música seguinte, Uso~Lie~, a combinação do piano histérico, da bateria poderosa de Greg, da guitarra de SUGIZO e do trompete agudo de Shinpei, criaram grandes ondas de som, mesclando movimento e silêncio.

Sem perder sua força, o show continuou com a pesada CHEMICAL. Luzes vermelhas piscaram e SUGIZO agitou pelo palco, tocando sua guitarra com força, enquanto os fãs erguiam seus punhos no ar. Frágeis melodias e ritmos dinâmicos criaram um estranho mundo psicodélico. As últimas canções, DO-FUNK DANCE e TELL ME WHY? tinham leves melodias alegres. Enquanto luzes coloridas iluminavam a pista, os fãs erguiam seus punhos e pulavam liderados por SUGIZO, que continuava agitando furiosamente. Os membros da banda provocaram os fãs na frente do palco, e Shinpei assoprou seu trompete com clareza, enquanto a bateria e o baixo grave sacudiram o chão com seu som. O ritmo de samba ecoou com alegria por este universo psicodélico, como um grande carnaval. Finalmente, todos ergueram seus braços juntos, os membros foram apresentados, e todos os participantes apareceram no palco para cumprimentar a platéia, que respondeu com grandes aplausos.

"Vocês são demais. Obrigado. Eu pude fazer um show onde pude tocar com muita liberdade. Estou profundamente grato por tudo que vivi até agora, isso me manteve aprendendo, e vocês puderam ver os frutos disso hoje. Continuarei procurando por novas músicas como SUGIZO, então por favor continuem a me apoiar." Os fãs aplaudiram com alegria e palavras de "Nós temos que agradecer você", "Nós iremos te seguir" direcionadas a SUGIZO apareceram pela pista. "Existem problemas por todo o mundo agora, mas nós iremos superar todos eles. SHIBUYA-AX, vocês brilham mais forte que o sol!" E novamente os fãs deram um grande aplauso para palavras de SUGIZO.

O bis começou com a animada RISE. Sons de guitarra elétrica com phaser foram todos misturados com a bateria poderosa e as vozes de SUGIZO e ORIGA, que cantavam como se estivessem sussurrando. Esta canção era interessante, já que contrastava grandes silêncios com muito movimento. "Esta é a última música." SUGIZO tocou violão e começou a cantar uma alegre canção cadenciada, SWEET. O trompete de Shinpei soou alto ao lado dos sons nítidos da guitarra de Takumi, que se escorava na bateria de Greg, e na percussão tocada por K-Ta e Kenji. No telão, entre imagens de pessoas sofrendo com a pobreza e guerras, sorrisos de crianças alegres de todas as partes do mundo eram projetados alternadamente. Através da música e das imagens, a mensagem de "NÃO ÀS ARMAS NUCLEARES, FAÇA MÚSICA" foi novamente exibida, desta vez de modo bem mais intenso que antes.

"Batam palmas para todos que compareceram hoje! Esta é a verdadeira última canção. Eu não posso encerrar o show antes de tocar esta música hoje. Eu a dedico minhas preces e meu amor", então, a famosa Synchronicity começou. O palco foi tomado por uma luz azul, o violão de Takumi soou com firmeza, e SUGIZO tocou violino debaixo de um holofote branco no palco enfumaçado, misturando beleza e tristeza ao mesmo tempo. Quando ele encerrou sua dramática performance, o publico começou a aplaudir. Mais uma vez, os membros da banda foram apresentados e todos os participantes saudaram a platéia. As palmas pareciam não acabar, e o público cantou a canção de John Lennon e Yoko Ono, Happy Xmas (War Is Over), reverberando por todo o SHIBUYA-AX.

Através de sua música, o artista SUGIZO continua expressando a paz mundial e o amor. Sua postura sólida pela arte mostra que a verdade nunca muda, não importa o tempo ou a idade. Ela tem a força que nos mantém de pé, mesmo nos momentos de fraqueza, nos dando o apoio que precisamos para seguir em frente.

Set list:

TELL ME WHY? (Beginning part)
EXORCISM
THE CAGE
1000 knives
ENOLA GAY
DELIVER...
Twisted Circle
INITIATION
COSMOSCAPE
Elan Vital
Uso~Lie~
CHEMICAL
DO-FUNK DANCE
TELL ME Why? (Ending part)

En-1 RISE
En-2 SWEET
En-3 Synchronicity
ANúNCIO

Galeria

Artistas relacionados

ANúNCIO