Cobertura

DIR EN GREY ao vivo em Nova York

23/04/2010 2010-04-23 23:23:00 JaME Autor: Jess Tradução: hanabi

DIR EN GREY ao vivo em Nova York

Live report da última apresentação do grupo em Nova York, parte da turnê mundial de 2009.


© Dir en grey - Adrienne Kubiak
14 de novembro foi um dia frio e chuvoso, mas isso não impediu os fãs de fazerem fila antecipadamente para o último concerto do evento de três noites na cidade de Nova Iorque. Quando os portões se abriram, multidões de pessoas adentraram o local, impacientes para se aquecerem após tomar chuva por um tempo considerável. Enquanto o público esperava o show começar, o clima estava repleto de excitação e expectativa, com os fãs conversando sobre suas grandes perspectivas para o último show em Nova Iorque.

Não demorou muito até as luzes do Blender Theater — um local consideravelmente menor que aquele onde a banda havia tocado em Nova Iorque — se apagarem e aparecesse a banda de abertura, SUICIDE CITY. Ela despertou a plateia com a sua performance altamente enérgica. Após envolver o público e encorajar a multidão a gritar pelo Dir en grey durante todo o seu repertório, a tensão só cresceu, enquanto clamores pelo Dir en grey preenchiam todo o local.

Os integrantes surgiram, um de cada vez, do lado direito do palco e pegaram seus instrumentos, com SA BIR tocando ao fundo. Quando eles se ajustaram devidamente aos seus lugares, SA BIR parou, e a banda começou imediatamente a tocar OBSCURE. Die e Kaoru permaneceram em seus lugares, fazendo headbangs ocasionalmente, enquanto Toshiya se mostrava o mais ativo no início, girando pelo palco, balançando sua roupa — que mais lembrava um kilt escocês — para os lados enquanto agitava severamente seu baixo com o seu toque violento.

Merciless Cult foi a próxima. A bateria de Shinya estava impressionante como sempre, e, durante o refrão da música, todos os membros da banda moviam-se freneticamente, curvando a cintura e se inclinando em curtos headbangs. Kyo gritava "New York!" e deixava a plateia cantarolar alguns versos antes de continuar a cantar. Kaoru e Die se observavam de um lado a outro do palco, mantendo o toque das guitarras em perfeita sincronia. A temperatura local estava aumentando e, depois de algumas músicas, Kyo tirou a camisa, suando com a intensidade do show.

Combinando os headbangs, a dança e os saltos de RED SOIL e STUCK MAN, REPETITION OF HATRED elevou ainda mais a agitação. Toshiya continuou a pular na parte de trás do palco, numa mistura de dança e saltos. Kyo e Kaoru continuaram em suas posições pela maior parte do tempo, fazendo headbangs, enquanto Die dedilhava sua guitarra com tanta força que parecia que as cordas iriam romper.

THE DEEPER VILENESS aumentou toda a tensão, fazendo a multidão inteira entrar em frenesi. Eram ouvidos gritos por todo o lugar, e Kyo se contorcia, envolvia os braços por cima da cabeça, olhando para baixo, e os torcia, como se estivesse se estrangulando. Em seguida, dando uma pausa para si mesmo, ele deixou escapar um som gutural, com seus lábios fechados, que se transformou em um cântico semelhante ao ouvido no álbum UROBOROS da banda.

Depois veio BUGABOO, iniciada com a bateria de Shinya. A plateia cantava em conjunto em algumas partes, ao passo que Kyo se envolvia com a música. Ele cantou com todo o seu vigor até começar a próxima canção, Toguro, que deu à plateia a oportunidade de se acalmar e assistir à expressiva performance do vocalista, cujo abdome inflava e desinflava pausadamente com sua respiração. GLASS SKIN e Inconvenient Ideal ergueu os ânimos outra vez, e Vinushka deixou o clima ainda mais violento, com a batida intensa de Shinya na bateria. Kaoru e Die imergiram totalmente na performance, à proporção que o enérgico Toshiya continuava a se mover pela metade de trás do palco, passando entre Shinya e Kyo e sem ir até o lado de Die.

Kyo gritou mais uma vez "New York!" enquanto DOZING GREEN começava. Indo ao delírio, tanto o público quanto a banda igualmente foram à loucura, fazendo headbangs e se movendo violentamente pelo local, com os incentivos constantes de Toshiya. Reiketsu nariseba tornou a multidão um mar de cabelos esvoaçantes do começo ao fim, quando Kyo parou no centro do palco e estendeu os braços em direção à plateia, e a iluminação azul do cenário se aproximou por cima, como se algo viesse do céu. Sem dar nenhuma palavra, ele deixou o palco, seguido imediatamente pelos outros membros.

Com as luzes escurecendo, aumentou o clamor do público por um bis. Alguns esfregavam uma toalha no rosto, dando uma pausa e procurando se resfriar antes de aplaudir em conjunto. Gritos de "Dir en grey!" e "Encore!" cresciam por toda parte até que, finalmente, as luzes se acenderam uma vez mais, e os membros surgiram, parecendo revigorados.

Ao voltar para um bis, a resposta dos fãs foi incrível. Apenas se especulava sobre quando as músicas mais antigas dariam o ar de sua graça naquela noite nos EUA. Quando Die pôs sua cerveja em cima de seu amplificador, ficou evidente que a banda estava pronta para recomeçar. AMBER soou pelo local, fazendo a multidão ir ao delírio. Kyo se mexia com a batida cativante da música e, mais uma vez, dançava, pondo seus braços sobre a cabeça e girando seus quadris para os lados. A música se transformou em Kodou, na qual a plateia e a banda tiveram uma curta pausa para descansar da intensidade do show.

A calmaria não durou muito, e a banda começou a tocar UGLY pela primeira vez nos EUA. A multidão foi definitivamente à loucura, mostrando que aquela era a favorita da noite. Aproveitando a excitação da multidão, Kaoru e Die tocaram lado a lado, não conseguindo esconder seus sorrisos, o que foi uma cena rara. Quando os quatro integrantes da frente se aproximaram do canto do palco, a atmosfera do pequeno lugar ficou ainda mais próxima, com Toshiya estendendo as mãos e dando um tapa nas mãos dos excitados fãs, que sorriam de orelha a orelha. A banda inteira logo foi completamente tomada pela excitação e mesmo Kyo — normalmente impassível e isolado — sorria e, com seus próprios gritos, estimulava a multidão a gritar. Com ânimo, ele se inclinou algumas vezes e bateu nas mãos de alguns que impetuosamente se aproximaram.

Para encerrar a apresentação, Gaika, chinmoku ga nemuru koro soou começou a tocar. A poderosa canção invocou o último resquício de energia que ainda restava na plateia. A banda e os fãs se agitaram juntos como um só. Depois que soaram as últimas notas da música, os integrantes saíram do palco, um a um, arremessando coisas como garrafas d'água e palhetas para o público antes de partir. Toshiya foi o último a sair, acenando um último adeus. O espetáculo certamente correspondeu e até superou as expectativas dos espectadores. Mais uma vez, o Dir en grey provou ser inesquecível.

Set list:

1. SA BIR
2. OBSCURE
3. Merciless Cult
4. RED SOIL
5. STUCK MAN
6. Agitated Screams of Maggots
7. REPETITION OF HATRED
8. THE DEEPER VILENESS
9. BUGABOO
10. Toguro
11. GLASS SKIN
12. Inconvenient Ideal
13. Vinushka
14. DOZING GREEN
15. Reiketsu nariseba

-Encore-
16. AMBER
17. Kodou
18. UGLY
19. Gaika, chinmoku ga nemuru koro soou
ANúNCIO

Galeria

Artistas relacionados

Eventos relacionados

Data Evento Local
  
02/11/20092009-11-02
23/11/2009
Turnê
DIR EN GREY
  
02/11/20092009-11-02
Show
DIR EN GREY
Warehouse Live
Houston, TX
EUA
  
03/11/20092009-11-03
Show
DIR EN GREY
Trees
Dallas, TX
EUA
  
08/11/20092009-11-08
Show
DIR EN GREY
Chácara Do Jockey
São Paulo
Brasil
  
10/11/20092009-11-10
Evento
DIR EN GREY
Kinokuniya Bookstore
New York, NY
EUA
  
11/11/20092009-11-11
Show
DIR EN GREY
Blender Theatre at Gramercy
New York, NY
EUA
  
13/11/20092009-11-13
Show
DIR EN GREY
Blender Theatre at Gramercy
New York, NY
EUA
  
14/11/20092009-11-14
Show
DIR EN GREY
Blender Theatre at Gramercy
New York, NY
EUA
  
16/11/20092009-11-16
Show
DIR EN GREY
The Metro
Chicago, IL
EUA
  
18/11/20092009-11-18
Show
DIR EN GREY
Gothic Theatre
Englewood, CO
EUA
  
20/11/20092009-11-20
Show
DIR EN GREY
House of Blues Sunset Strip
Los Angeles, CA
EUA
  
22/11/20092009-11-22
Show
DIR EN GREY
House of Blues Sunset Strip
Los Angeles, CA
EUA
  
23/11/20092009-11-23
Show
DIR EN GREY
The Fillmore
San Francisco, CA
EUA

Dir en grey - US TOUR09 ALL VISIBLE THINGS

DIR EN GREY ao vivo em Nova York © Dir en grey - Adrienne Kubiak

Cobertura

DIR EN GREY ao vivo em Nova York

Live report da última apresentação do grupo em Nova York, parte da turnê mundial de 2009.

ANúNCIO