Toda semana os membros da equipe do KoME Brasil indicam músicas diferentes para quem já gosta ou ainda está conhecendo o cenário musical coreano. Como são gostos variados, é bem provável que você vá descobrir algo novo. Então não deixe de conferir, todas as segundas-feiras um novo artigo com novas sugestões.
Nesta semana nós vamos apresentar os veteranos do H.O.T. com uma canção forte e polêmica sobre como a Coreia trata suas crianças, a parceria entre 2NE1 e Big Bang que gerou um dos grandes hits do ano e uma balada do cantor Park Hyo-shin, que faz parte da trilha sonora do drama "Iljimae".
Pan: H.O.T. - Iyah!
Quando eu conheci música coreana, em meados de 2001, uma das primeiras músicas que eu ouvi foi Iyah! do H.O.T. Foi simplesmente paixão a primeira ouvida e eu precisava conhecer mais sobre aquela banda e aquele som tão diferente do que eu estava acostumada.
Pra quem gosta das boybands de hoje em dia é provável que se espante um pouco com o som de H.O.T. e de outras bandas daquela época, muito mais pesado e com letras que vão muito além das baladinhas de amor que grudam na cabeça por semanas.
E Iyah! não podia fugir a essa regra. Ela começa com música erudita e segue com som de rock e hip-hop, uma mistura que infelizmente você não escuta mais na música coreana atual (talvez a última referência tenha sido TRI-ANGLE do Dong Bang Shin Ki).
Na época que eu conheci Iyah! era mais difícil ter informações sobre bandas coreanas e por isso eu só achava a música muito pesada, principalmente por causa do clipe, sombrio, com cenas de várias crianças sem um sorriso no rosto. Algum tempo depois, eu fui pesquisar sobre o que se tratava a música e a letra e descobri que ela foi escrita em homenagem a 23 crianças que foram mortas por um incêndio na época, incidente que levantou uma grande polêmica sobre a forma que a Coréia tratava suas crianças, já que elas estavam trancadas e sozinhas em uma sala de aula, sem supervisores por perto. A letra em si é uma grande crítica e a frase “Quem permitiu tirar das crianças a chama que sequer havia queimado” já diz tudo.
Guilherme: Big Bang & 2NE1 - Lollipop
"Lolli-lolli oh Lollipop"
Bom, estamos chegando no fim do ano, o que quer dizer que está quase na hora de escolher as melhores músicas do ano. Lollipop com certeza é uma das minhas candidatas para o top 5. Além de ser uma das melhores músicas do ano, ainda apresentou o grupo sensação do pop coreano deste ano, as meninas do 2NE1.
E "you just can't control", a música é excelente e, cara, se eu não fosse pior que o T.O.P. dançando, tentaria os passinhos. O que mais chama a atenção, pelo menos pra mim, é como eles conseguiram em apenas três minutos, dar uma chance de todo mundo brilhar. Aliás, assita ao vídeo também, aquilo sim que brilha. É um clipe tão coloridinho e divertido!
Mas tem o momento "Nah, that’s not how we do it" - tem razão GD, de ruim só o guarda roupa pink do Daesung e olha que geralmente o Big Bang se dá bem com figurinos meio questionáveis.
Carol: Park Hyo Shin - Hwashin (Flower Letter)
Minha música preferida da OST do drama "Iljimae". Nunca assistiu? Posso ser suspeita para falar, mas além de ser uma obra-prima em questão de fotografia e direção, quem assiste realmente aprende um pouco sobre a história da Coreia. Além disso, pode se deleitar com o personagem principal, o cantor e ator Lee Jun Ki, que tem uma beleza surreal.
A OST toda do drama é espetacular, mas a Flower Letter me marcou um pouco mais que as outras. Park Hyo Shin tem uma voz grave e tão profunda, que chega fazer o coração vibrar. Eu não o conhecia direito, mas descobri que ele é bem famoso, inclusive está atualmente produzindo seu sexto álbum.
Flower Letter fala sobre um casal que nunca poderá ficar junto nessa vida e que apesar de se amarem, precisam esquecer um do outro (é, canções de dramas coreanos geralmente são trágicos à beça). É uma baladinha triste, para ouvir em momentos de melancolia e deixar no repeat o dia inteiro.