Uma nova temporada do programa de competição da ABEMA, “RAPSTAR Tanjou”, está em andamento.
O programa, que estreou em 2017, tem como objetivo descobrir um novo astro do rap. É uma alternativa para as diversas competições com foco em freestyle que acontecem no Japão, fazendo com que os participantes apresentem letras mais polidas e realizem apresentações que destaquem os seus estilos únicos. Em cada temporada, produtores renomados são convocados para criar batidas que serão reveladas para o público e para as quais os participantes criarão um rap como parte da inscrição.
Os candidatos que forem selecionados irão competir em diversos desafios, incluindo apresentações ao vivo e completando a música usando a batida do seu vídeo de inscrição. O vencedor receberá 3 milhões de ienes (aproximadamente R$100.860) para investir em produções musicais.
Os vencedores das edições passadas incluem
Leon Fanourakis,
¥ellow Bucks e
ralph. O vencedor da edição mais recente, que foi ao ar em 2023, é
ShowyVICTOR.
Os produtores que contribuíram para a edição de 2024 são:
Chaki Zulu,
Homunculu$,
JIGG,
KM,
Lil’Yukichi e
VaVa. As seis batidas criadas podem ser ouvidas no
site oficial do programa. O período de inscrição se encerrou no dia 28 de janeiro, e os vídeos selecionados entre as 5.785 inscrições estão sendo gradualmente revelados na conta oficial do "RAPSTAR" no X (Twitter) para aumentar a expectativa do público. Apesar disso, nem todas as inscrições compartilhadas nas redes sociais foram selecionadas para participar do programa.
Embora o "RAPSTAR" não permita a participação de artistas que já tiveram a sua estreia major ou que tenham contrato com alguma agência, artistas independentes já estabelecidos são bem-vindos. Alguns nomes já conhecidos incluem
who28,
kamui e
Frankkiss (que participou do programa "BAZOOKA!!! High School RAP Championship" como
Loco).
Confira abaixo a inscrição de alguns canditados. Mais vídeos podem ser vistos na conta oficial do "RAPSTAR" no
X (Twitter).
who28, using
VaVa's beat:
kamui, using
JIGG's beat:
Frankkiss, using
Chaki Zulu's beat: